segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Muralha de Lagos: conferência sobre a sua conservação, reabilitação e valorização

O Centro de Congresso do Arade (Lagoa) acolhe, no dia 27 de Outubro, pelas 15.30 horas, no âmbito do 15º Congresso dos Arquitectos que ali decorre, a conferência "Reabilitação do Património no Algarve, Caso de estudo: Conservação, reabilitação e valorização das muralhas de Lagos". O encontro, com entrada livre, tem como oradores os arquitectos Frederico Mendes Paula e José Aguiar.

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos promove no dia 27 de Outubro, pelas 15.30 horas, no Centro de Congresso do Arade, em Lagoa, a conferência sob o tema "Reabilitação do Património no Algarve - Caso de estudo: Conservação, reabilitação e valorização das muralhas de Lagos" que tem oradores os arquitectos Frederico Mendes Paula e José Aguiar. A iniciativa, que tem entrada livre, realiza-se à margem do 15º Congresso dos Arquitectos e no âmbito do programa paralelo promovido pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos que decorre no mesmo espaço.

É inegável a notoriedade da muralha de Lagos, quer pela sua história quer pelo seu envolvimento com a cidade. Construída nos meados do século XVI para defesa das ameaças exteriores, é o imóvel mais importante do conjunto edificado de Lagos, não só pelo seu valor intrínseco, constituindo um exemplar único dos primórdios da arquitectura militar como pelo facto de ser determinante na própria definição e caracterização do centro histórico da cidade.
Por outro, Lagos, que como outras cidades algarvias depende do turismo sazonal - o que lhe traz grandes problemas de instabilidade na economia e no emprego, de gestão das infra-estruturas e equipamentos - está determinada em implementar, através do seu Plano Estratégico, soluções com vista à diversificação das actividades económicas e na própria diversificação do turismo para atenuar os efeitos negativos da sazonalidade através do aumento do turismo cultural e de natureza, capazes de atrair visitantes durante todo o ano.

Com esta conferência, os oradores Frederico Mendes Paula e José Aguiar, pretendem clarificar as estratégias, conceitos e formalizações ligadas ao restauro e à salvaguarda das materialidades deste monumento, cujo Projecto de Reabilitação das suas Muralhas e Torreões está em fase de anteprojecto e que é uma aposta do município para o futuro com claros benefícios para a economia e vida comunitária lacobrigense.

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO
Conferência: Reabilitação do Património no Algarve - Caso de estudo: Conservação, reabilitação e valorização das muralhas de Lagos
Data: 27 de Outubro, 15h30
Local: Centro de Congressos do Arade (SALA A)
Organização: Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos
Entrada livre.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO