segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Casa da Arquitectura acolhe Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO)

A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe de 3 a 8 de setembro 2018 o Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO), uma produção da AMAG magazine and books que vai reunir no grande Porto mais de 30 arquitetos e artistas de referência nacional e internacional. Manuel Aires Mateus, Eduardo Souto Moura, José Pedro Croft, Tony Fretton, Marc Dubois, Francis Kéré e Carmody Groarke estão já confirmados.

Durante esta semana, a segunda edição do AAICO, pretende promover a prática e as disciplinas da Arquitetura e Arte, potenciar, desenvolver e estreitar relações entre arquitetos, designers, artistas, estudantes e também com a comunidade em geral.

"Para esta segunda edição, preparámos um programa auspicioso. Será uma semana dedicada à arte e arquitetura, que se divide entre conferências, workshops, exposições e visitas guiadas, com a colaboração de mais de 30 arquitetos e artistas de referência nacional e internacional, uma capacidade ate 500 participantes com o apoio de três entidades de referência [a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura (CA), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Serralves], conta Ana Leal, fundadora da editora AMAG.

Ainda segundo Ana Leal, a primeira edição do AICO, em 2010, "foi uma iniciativa que ficou na memória de todo os seus participantes". "Em 2018, assinalamos o 7.o aniversário da editora e da revista AMAG e queremos por isso celebrar continuando a trabalhar para a divulgação e aproximação da arquitetura, acreditando que o AAICO 2018, seja uma experiência ainda mais enriquecedora para todos e um momento de debate, de partilha e de aprendizagem, reunindo as disciplinas da arte e arquitetura.”

“A Casa da Arquitectura tem muito gosto em receber este congresso numa parceria estratégica que coloca em debate a produção arquitetónica contemporânea reforçando a sua importante relação com a arte e sociedade”, referiu por sua vez Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura e responsável pela programação da instituição que é hoje o Centro Português de Arquitectura. O programa do evento contempla a realização de atividades complementares e/ou simultâneas entre as três instituições parceiras.

O primeiro, das 09h00 às 12h30, dedicado à realização de workshops e master classes na FAUP, workshops para os mais pequenos (entre os 8 e os 12 anos) na Casa da Arquitectura e ainda visitas guiadas a espaços de referência no Porto e em Matosinhos. Durante a tarde, entre as 14h30 e as 19h00, e noite, entre as 21h00 e as 23h00 realizar-se-ão conferências e mesas redondas na Sala da Tanoaria na Casa da Arquitectura.


As inscrições para o congresso ainda estão a decorrer e garantem a participação no programa completo do congresso: assistência a 30 conferências e participação em 1 workshop ou 4 masterclasses, e, no final, a atribuição de um diploma de participação.

O bilhete para programa completo tem o valor de 200 euros para estudantes e 300 euros para profissionais, podendo o mesmo ser adquirido online com um desconto de 50% por todos os subscritores AMAG.

O AAICO é organizado pela editora AMAG com parceria estratégica da Casa da Arquitectura e da Câmara Municipal de Matosinhos e o apoio da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e a Fundação de Serralves e apoio institucional da Ordem dos Arquitectos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO