terça-feira, 14 de novembro de 2017

Reabilitação da construção e inovação

A reabilitação da construção é uma área de múltiplos interesses, dado que por vezes podem se verificar patologias não comuns e necessidade de particularidades no âmbito da intervenção. Essas necessidades podem ser consideradas como um potencial.

Existindo sempre alguma particularidade que necessita de uma intervenção distinta, pode mesmo potenciar a inovação. Existe hoje em dia cada vez mais novos materiais com potencial de aplicação específico a determinado tipo de intervenção.

A reabilitação pode ser mesmo uma área com um potencial elevado de investigação e desenvolvimento. Temos cada vez mais distintas patologias que tendo em conta os materiais e processos construtivos onde se encontram necessitam de avaliação, pesquisa e criação de soluções adaptáveis.

Por isso é tão comum hoje em dia, existir cada vez mais soluções específicas e inovadoras para determinadas condições funcionais do edificado a intervir.
Por exemplo o BIM (Building Information Modelling) pode ter o seu contributo nesta inovação. Dado o seu potencial de recolha de informação pode permitir recolher dados verificar soluções de uma forma consolidada e simular intervenções.

Durante a próxima semana irei dar novidades sobre a aplicação do BIM em edifícios históricos.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO