quinta-feira, 27 de abril de 2017

São Francisco pode ter a sua “Torre de Pisa”

Chama-se Millennium Tower e a sua construção terminou em 2008. Uma notícia de Agosto do ano passado veio revelar que esta torre, com 58 lojas de luxo e apartamentos com preços a variar entre 1,6 e 10 milhões de dólares, apresenta um assentamento de, aproximadamente, 40,6 cm e uma inclinação a noroeste de 5cm, de acordo com uma consultora independente contratada para monitorizar o problema.

Este é um edifício em betão armado, com lajes de betão e grandes pilares, uma opção que foge um pouco ao que é habitual em edifícios de grandes alturas que é a estrutura metálica. De acordo com os engenheiros do Millennium esta opção deveu-se a um corte nos custos.

Sabe-se também que o edifício está sob um terreno caracterizado por um terreno argiloso e com muitas lamas. Contudo os construtores apontam para a construção de túneis subterrâneos como causa deste assentamento.
Em 2010 (altura do início da construção do túnel subterrâneo) a consultora Arup alertou para este problema em que já se registava uma assentamento de cerca de 25,4cm, 10cm a mais do que o previsto em projeto e apenas dois anos após o fim da construção do Millennium Tower.
Esta é uma situação preocupante para uma cidade próxima da falha de Santo André e onde se prevê a ocorrência de sismos. Para além disso este caso pode trazer problemas no funcionamento de elevadores bem como a fissuração das paredes.

---
Artigo escrito por Vânia Baptista.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO