quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Bosch adquire empresa americana especialista em automação de edifícios

A Bosch reforça o seu negócio internacional com serviços integrados para edifícios comerciais – uma área de crescimento estratégico para área de negócio de Tecnologia de Energia e Edifícios. A Climatec, subsidiária da Bosch sedeada em Phoenix, nos EUA, adquiriu a Skyline Automation. A empresa, especialista em automação de edifícios e integração de sistemas, fornece serviços de instalação e conectividade para uma variedade de sistemas técnicos em edifícios. A automação de edifícios pode reduzir o consumo energético em até 40%. Sedeada em Nova Jérsia, a Skyline Automation emprega 40 colaboradores e gerou vendas de 12 milhões de dólares em 2015. A Climatec, fornecedora de serviços para edifícios, foi adquirida pela Bosch em 2015 e atua na região oeste dos EUA.

“Ao adquirir a Skyline, estamos a reforçar as nossas atividades em tecnologia de energia e edifícios a nível técnico e a aumentar a nossa presença no mercado da América do Norte, que está a ter um crescimento sólido”, afirma Dr. Stefan Hartung numa conferência de imprensa em Estugarda. Hartung é membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e responsável pela área de negócio de Tecnologia de Energia e Edifícios. “A seguir à aquisição da Climatec, este é o próximo passo estratégico no caminho para nos tornarmos num fornecedor único de sistemas e serviços conectados para edifícios.”

Conectividade permite novos modelos de negócio e serviços
As soluções conectadas permitem à Bosch alcançar muitas novas possibilidades nas suas atividades com tecnologia de energia e edifícios, particularmente no que diz respeito a serviços. Os especialistas do mercado estimam que o mercado global de sistemas para edifícios inteligentes vai crescer do seu atual nível de 6 mil milhões de dólares para cerca de 25 mil milhões de dólares até 2021 – o equivalente a um crescimento anual de 34%. “Os serviços estão a tornar-se parte integral do nosso negócio. No futuro, a venda de hardware vai ser seguida pela venda de serviços complementares”, afirma Hartung. Quando se trata de desenvolver e lançar serviços para um mundo conectado, o portfólio alargado da Bosch é uma enorme vantagem, tal como os seus conhecimentos em software e sensores. “Estamos a conectar carros com casas, e a ligar cidades inteiras. Para tarefas desta dimensão, a Bosch contribui com conhecimentos técnicos através de uma enorme variedade de dispositivos de uma forma ímpar e como nenhuma outra empresa faz”.
A Tecnologia de Energia e Edifícios da Bosch inclui as divisões de Termotecnologia, Sistemas de Segurança e Soluções de Serviço, bem como as subsidiárias Smart Home e Energy Storage Solutions. Em 2015, esta área de negócio gerou vendas superiores a 5,1 mil milhões de euros.

Soluções de Serviços: crescimento anual de vendas de 15%
A nova divisão de Soluções de Serviços, que foi criada no início de 2016, está a mostrar um crescimento sólido. Os 7.600 colaboradores da divisão, algumas dezenas dos quais estão na Bosch em Lisboa, fornecem serviços de comunicação, monitorização remota de edifícios e instalações industriais, e garante maior segurança para mercadorias e veículos em toda a cadeia logística. O serviço de “Secure Truck Parking”, por exemplo, permite reservar online lugares de estacionamento seguros para camiões em áreas de serviço antes das viagens. Em benefício dos fabricantes automóvel, as Soluções de Serviços fornecem o eCall, um serviço de chamadas de emergência automáticas e um serviço de concierge. Em 2015, as Soluções de Serviços da Bosch lidaram com mais de 120 milhões contactos de clientes em 14 países e mais de 1.000 empresas – mais 30 milhões de contactos que em 2013. A Bosch estima que a divisão de Soluções de Serviços cresça 15% por ano.

Smart homes: Mercado global com potencial de 10 mil milhões de euros
Também nas smart homes, o aumento de conectividade torna a vida mais fácil e alivia os moradores de tarefas de rotina aborrecidas. Os especialistas deste mercado esperam que o potencial do mercado global de smart homes atinja os 10 mil milhões de euros já em 2017. Em 2020, cerca de 230 milhões de lares – 15% de todos os lares a nível mundial – vão estar equipados com soluções para smart homes. Desde o início do ano, a Bosch agrupou as suas atividades desta área na Robert Bosch Smart Home GmbH. Com o seu sistema Bosch Smart Home, a empresa oferece uma solução simples e segura para casas conectadas. No IFA 2016, a Bosch apresentou novos produtos, incluindo uma mini camara interior com visão a 360º e um alarme de fumo inteligente, que é acionado em caso de assalto e faz medições da qualidade do ar.

Fornecedor líder de solução de aquecimento inteligente
A Bosch é o fornecedor líder em soluções de aquecimento inteligente que aumentam a comodidade, eficiência energética, segurança operacional e qualidade de serviço, com mais de 210 mil produtos com ligação à rede vendidos. O portal “HomeCom” fornece informação detalhada sobre os sistemas de aquecimento conectados dos clientes às empresas de instalações , incluindo falhas e previsões do que pode ter sido a causa. O consumidor final recebe informação clara sobre o sistema de aquecimento, bem como detalhes de consumo e dicas de poupança de energia personalizadas. A Bosch Termotecnologia, em Aveiro, é o centro de competências mundial para soluções de água quente e, em 2015, lançou no mercado o primeiro esquentador que pode ser gerido através de uma app. A Bosch concentra o seu foco em três campos de negócio neste mercado: sistemas de aquecimento para edifícios residenciais, aquecedores de água domésticos e sistemas de aquecimento comerciais ou industriais e de ar condicionado. Nos três segmentos, a Bosch está a fazer bons progressos e pretende crescer mais rapidamente que o mercado.

Mercado de smart video em crescimento: mais que apenas gravar imagens
As câmaras modernas não gravam apenas imagens – também registam velocidades, direções, cores e muito mais. Um segurança que esteja várias horas a observar vários monitores de vigilância pode facilmente negligenciar algo importante. Nesta situação, é bastante útil o facto de as câmaras avisarem o segurança se alguém estiver a escalar uma vedação ou a roubar uma peça de arte. A análise de vídeo inteligente torna isto possível. As câmaras Bosch estão agora equipadas com esta tecnologia padrão e conseguem identificar ladrões e mercadoria indesejada, contar multidões e soar o alarme em caso de incêndio. Os algoritmos inteligentes por trás desta tecnologia estavam, até agora, disponíveis em câmaras topo de gama, instaladas em áreas cruciais como aeroportos e edifícios governamentais. Este ano, a Bosch está a construir um pacote de funções de análise conhecido como “Essential Video Analytics”, disponível para o segmento médio, tornando a solução atrativa para novos clientes como hotéis e retalhistas. O sistema permite grandes quantidades de informação de vídeo sejam analisada rapidamente. Como apenas as imagens relevantes são transferidas, os requisitos de memória e utilização da rede são consideravelmente menores, reduzindo também os custos operacionais.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO