sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Ampliação do Canal do Panamá

A expansão do Canal do Panamá foi inaugurada no dia 26 de Junho, registando algum atraso relativamente ao inicialmente previsto. Este canal artificial de navios tem uma extensão de 82 Km e liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o lago Gatún, um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar. Os bloqueios iniciais tinham 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, foi construída e entre 2007 e 2016. Recorde-se que a Somague esteve envolvida na ampliação do Canal do Panamá, uma obra de envergadura mundial.

Em 3 de setembro de 2007 iniciaram-se as obras para a construção de uma nova hidrovia, que permite a passagem de navios muito maiores, chamados: post-panamax.

O projeto custou 4700 milhões de euros, embora o orçamento inicial fosse de 3118 milhões de euros. Teve um atraso de mais de um ano na conclusão das obras e houve ainda um conflito que chegou a levar à paragem da obra, em 2014.
O plano de expansão consistiu em criar um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, que é operado simultaneamente junto às anteriores comportas. Cada conjunto ascende do nível do mar até o lago Gatún em apenas uma passagem, em oposição à situação anterior, onde havia uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel.

As dimensões das novas comportas são da ordem de 427 metros de comprimento, 55 de largura e 18,3 de profundidade; a correspondente capacidade para navios será 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de profundidade. Tais dimensões equivalem a um navio de containers de 12.000 TEU (twenty-foot equivalent - containers de 6,1 metros de comprimento).
Cada conjunto de comportas é acompanhado por bacias de reutilização de água, de dimensões 430 m de comprimento, 70 de largura e 5,5 de profundidade. Tal arranjo permite colectar gravitacionalmente a água utilizada no tráfego pelas comportas, num reaproveitamento de 60%.

Veja de seguida um vídeo onde se resume a grande obra de ampliação do Canal do Panamá em dois minutos de vídeo.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO