quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bambu: sustentabilidade na construção civil

O bambu é uma planta muito utilizada nos países asiáticos para diversos fins, e representa o sustento de mais de um bilião de pessoas principalmente aquelas que se encontram em áreas rurais pobres dos países da Ásia e América do Sul.

Há cerca de 75 espécies com mais de 1.300 variedades de bambu espalhadas em regiões tropicais, subtropicais e temperadas pelo mundo, o bambu por suas qualidades tem atraído a atenção de pesquisadores e empresários. Uma das características do bambu é o crescimento 30% mais rápido do que de outras espécies de árvores consideradas como de rápido crescimento. O crescimento é vigoroso e o seu rendimento em peso por hectare ao ano é 25 vezes maior do que o de qualquer espécie de madeira.

O bambu é um recurso renovável, o que não ocorre com os demais materiais, principalmente quando pensamos em construção civil sustentável. A madeira tem se tornado um recurso escasso, e sua produção inviabiliza alguns sistemas de produção causando assim um aumento do preço desta matéria-prima.
O bambu aplicado na construção civil ajuda a reduzir o impacto ambiental, a fibra de bambu misturada com cimento cria um material de construção valioso, as placas de bambu tem vida útil maior e é mais resistente a humidade. A compensação da descarga de dióxido de carbono ao fixar uma grande carga de CO2 é a maior vantagem para a utilização do bambu na construção civil. O bambu é um material de baixo consumo energético, pois não necessita ser transformado podendo ser utilizado naturalmente. Recorde-se que em alguns países asiáticos até usam andaimes de bambu na execução das obras.

Há um projeto em desenvolvimento para substituir o aço estrutural por bambu desenvolvido em parceria pelo Future Cities Laboratory – FCL e os centros de pesquisas ETH em Singapura e Zurique – Suíça. Dirk Hebel pesquisador do projeto e professor assistente de arquitetura e construção do Laboratório de Composto Avançado do FCL acredita que a fibra compactada do bambu possa criar um composto resistente capaz de substituir o aço estrutural nas obras de betão.
O ponto favorável deste estudo é que os países em desenvolvimento poderão utilizar esta técnica para melhorar a economia local dos grandes centros urbanos, além de ter uma melhora na qualidade de vida. Programas de moradia popular poderão se beneficiar muito com este material sustentável, pois além de ser um material mais barato também colabora com a preservação do meio ambiente.

---
 Artigo escrito por Marisa Fonseca Diniz.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO