domingo, 15 de dezembro de 2013

Larus dá vida a árvores destruídas da Mata do Buçaco

A Larus desenvolveu a linha de mobiliário “Bussaco” que perpetua a memória das árvores centenárias caídas, partidas e desenraizadas no temporal de janeiro de 2013, na Mata Nacional do Buçaco. O desafio foi lançado pela Fundação Mata do Bussaco à empresa de mobiliário urbana portuguesa com o maior número de prémios internacionais de Design, com o objetivo de utilizar a madeira das árvores irreversivelmente danificadas pelo temporal, perpetuando assim o seu ciclo de vida.

A linha de mobiliário “Bussaco” é caracterizada pela rusticidade inerente à utilização de madeira maciça. O recurso aos componentes metálicos estruturantes, garante uma maior consistência física, minimizando necessidades futuras de manutenção e atribuindo nobreza a estas soluções rústicas.

A linha de mobiliário urbano “Bussaco” baseia-se na verdade histórica da Mata do Buçaco, herdada de gestor em gestor, desde os tempos da sua ocupação pelos Carmelitas Descalços. Linhas simples, rústicas, num minimalismo que tenta manter a maior naturalidade dos materiais, assumindo a austeridade carmelita e os efeitos do passar do tempo como elemento que vinca a identidade do objeto ou lugar, sem menosprezar a elegância e a durabilidade.

Esta linha inclui diversos equipamentos – bancos, mesas de apoio, papeleiras, bebedouros ou churrasqueira – e dirige-se a áreas verdes, parques ou jardins, pela sua elevada naturalidade e inserção paisagística. Está disponível para aquisição por qualquer interessado público ou privado. tem particular.
Recorde-se que a Mata Nacional do Buçaco é a única floresta pública nacional com selo de certificação florestal, pelo que o adquirente tem a garantia de, ao adquirir a linha ou peças da mesma, estar a contribuir para a reflorestação e conservação de uma floresta com alto valor de conservação, cuja gestão respeita o ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade social.

Nesta primeira fase, a linha “Bussaco” constitui uma edição limitada, condicionada pela existência de madeira resultante das árvores caídas devido ao temporal de 13 de janeiro, nomeadamente cedros-do-Buçaco, carvalhos, abetos, freixos, acácias e diversas espécies de pinheiros exóticos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO