quinta-feira, 4 de abril de 2013

Passeio dos Clérigos distinguido como Melhor Intervenção de Uso Comercial

O Passeio dos Clérigos foi um dos empreendimentos galardoados nos prémios nacionais de Reabilitação Urbana, saindo vencedor na categoria de Melhor Intervenção de Uso Comercial. Concebido como parte fundamental do esforço de reabilitação da Baixa do Porto, o projecto do Passeio dos Clérigos vê assim reconhecido o esforço da Urbaclérigos, empresa promotora pela recuperação e devolução à cidade de um espaço que se encontrava degradado e cuja utilização estava há muito vedada aos portuenses. A assinatura arquitectónica é da responsabilidade do gabinete Balonas Menano, com projecto de engenharia da AFA Consult.

Vencedora do concurso lançado pela Câmara Municipal do Porto, a Urbaclérigos trabalhou em estreita colaboração com o IGESPAR, agora Direcção Regional da Cultura do Norte, para a concretização de um projecto que permitiu uma nova centralidade no coração da cidade, promovendo novos conceitos comerciais e uma integração paisagística não só moderna, mas também consentânea com o espírito da envolvente. O prémio de Melhor Intervenção de Uso Comercial vem confirmar a aposta realizada, colocando a reabilitação urbana como uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento.
Domingos Névoa, administrador da Urbaclérigos, lembrou, a propósito deste prémio, o "voto de confiança que o Executivo liderado pelo Dr. Rui Rio deu à execução deste projecto, bem como o apoio e a colaboração de todas as entidades envolvidas na concretização do mesmo, sem o qual dificilmente este projecto poderia ser uma realidade e não uma promessa sempre adiada”.

Para Domingos Névoa, a reabilitação urbana "é o caminho a seguir no sector da construção, apostando em projectos de qualidade superior e que sejam mais-valias para as cidades onde se inserem." No entanto, frisa Domingos Névoa, este é um caminho ainda não totalmente livre de obstáculos, afirmando que "está muito por fazer, designadamente no que concerne à agilização da pesada máquina administrativa associada ao licenciamento, na maior parte das vezes mais focada nos problemas do que nas soluções”.
Resultado de um investimento de seis milhões de euros, o Passeio dos Clérigos criou uma nova via pedonal no centro da cidade, ligando a Livraria Lello à Torre dos Clérigos, destacando-se ainda pela sua cobertura, com 4.500 metros quadrados, onde um conjunto de oliveiras e um imenso tapete verde compõem um jardim de características únicas em plena baixa da cidade.

O espaço comercial alberga marcas únicas de referência portuense – restaurante Clérigos - e internacional – Costa Café, que marcam presença neste empreendimento, cuja oferta de excelência se estende ainda às áreas da moda e do lazer.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO