quinta-feira, 4 de abril de 2013

Umbelino Monteiro apresenta solução integrada de cobertura

A Umbelino Monteiro participa, entre 3 e 6 de Abril, na “Semana da Reabilitação Urbana” que decorre no Espaço da Reabilitação Urbana, localizado na Praça D. João I, na cidade do Porto, uma iniciativa da “Vida Imobiliária” e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana.

O Espaço da Reabilitação Urbana pretende ser um espaço dinâmico de troca de conhecimento e de técnicas de construção no âmbito da Reabilitação Urbana e do Espaço Público.

Teresa Monteiro, directora-geral da Umbelino Monteiro, considera que "tem sido desenvolvido um trabalho importante no domínio da regeneração urbana, em Portugal, mas ainda existe muito por fazer, sobretudo nos centros históricos das cidades". Afirma que seria "importante haver uma sensibilização para a renovação dos edifícios, no sentido de dotá-los de uma melhor performance energética e de maior conforto, sem que essa intervenção altere a traça original do edificado".

Actualmente, a reabilitação dos telhados é fundamental nos projectos de regeneração por permitir aumentar o potencial de ecoeficiência, ao reduzir as perdas energéticas. Para além dos ganhos energéticos e económicos, possibilita ainda uma redução significativa na emissão de CO2 (dióxido de carbono) associada à produção de energia.

A obtenção de um telhado eficiente decorre da combinação de vários factores que vão desde a adequação da inclinação do telhado ao clima e região em causa, passando pela escolha de uma solução construtiva correta que combine os materiais certos com a aplicação adequada.

Na "Semana da Reabilitação Urbana" a Umbelino Monteiro irá apresentar o conceito "UM-Renovar", uma solução integrada para a renovação de telhados, constituída por telhas cerâmicas, placas de fibrocimento e telhas fotovoltaicas, assim como irá partilhar junto dos participantes o ‘know-how’ e a experiência adquirida na reabilitação do património arquitectónico, no sentido de uma replicação na renovação do edificado comum.
Ao longo das últimas três décadas, a Umbelino Monteiro assinou no mercado nacional projectos de referência ao nível da revitalização de edifícios e de património arquitectónico. O Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Monserrate, a Basílica da Estrela, o Palácio do Freixo ou a Casa de Serralves são alguns dos exemplos. A capacidade de reproduzir produtos tecnologicamente desenvolvidos fiéis aos originais, em forma e em cor, deve-se ao investimento contínuo da empresa em Investigação, Inovação, Qualidade e à sua estreita cooperação com projectistas.

De destacar que no dia 5 de Abril, entre as 9h e as 13h, no auditório da Ordem dos Engenheiros, Pedro Loureiro, Director Técnico da Umbelino Monteiro, irá abordar a temática das “Coberturas Cerâmicas e a Construção Sustentável”, sob a coordenação de Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta temática será também apresentada no Espaço da Reabilitação Urbana na Praça D. João I, entre 18h e as 19h.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO