terça-feira, 16 de abril de 2013

NVE inicia obra de 2M€ no Centro Escolar de Lagares em Felgueiras

A NVE deu início à empreitada de Remodelação e Ampliação do Centro Escolar de Lagares, resultado de um investimento da Câmara Municipal de Felgueiras no sector da educação, a rondar os 2 milhões de euros.

A obra tem um prazo de execução de 270 dias, e prevê a conversão do equipamento existente num centro escolar que verá agora a sua área duplicar. O projecto inclui a construção de novas salas de aula, uma sala polivalente, uma cozinha, um refeitório, uma biblioteca, escritórios administrativos e instalações sanitárias adequadas e dimensionadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Do ponto de vista técnico serão alvo desta empreitada, todos os trabalhos preparatórios inerentes ao arranque da obra, trabalhos de demolição no edifício existente, escavação de um grande volume de terras para implantação do novo edifício, abertura de caboucos de fundação, caixas de pavimento e drenagem de águas, estrutura em betão armado com destaque para execução de paredes maciças em betão, colocação de perfis metálicos, bem como todos os restantes trabalhos habituais numa empreitada com estas características.

Na envolvente exterior, o projecto prevê ainda a reabilitação das instalações existentes e o tratamento dos espaços exteriores com a criação de um campo de jogos, recreio de ar livre e recreio coberto, além de diversos acessos e percursos pedonais.

A freguesia de Lagares é caracterizada por um povoamento disperso e por pequenos blocos habitacionais, contando com cerca de 2300 habitantes numa área de 2.84 Km2 ligada por uma boa rede viária. Deste modo, a NVE crê que a remodelação e ampliação do Centro Escolar de Lagares irá permitir à comunidade local o acompanhamento da integração, crescimento e aprendizagem das suas crianças num espaço seguro, saudável e dotado de excelentes condições com vista ao sucesso escolar.

Finalmente, este investimento trará consigo o desenvolvimento económico da freguesia, não só pela criação de emprego com o necessário aumento do quadro de recursos humanos deste estabelecimento de ensino, mas sobretudo numa visão mais abrangente, através da dinamização da envolvente geográfica, como seja o contributo para a fixação de crianças e jovens nesta freguesia.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO