segunda-feira, 15 de abril de 2013

Larus em São Paulo entre o melhor design ibero-americano

A partir de hoje até 16 de Julho, a LARUS, marca portuguesa de mobiliário urbano, estará presente na mostra “BID 08|10|12” que expõe as melhores obras de design ibero-americano no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, Brasil.
O público brasileiro poderá conhecer os dois equipamentos da LARUS distinguidos pela Bienal Ibero-Americana de Design em 2010 e 2012, o dissuasor ”Vesúvio” da autoria de Alcino Soutinho e o candeeiro solar “Orion” de Pedro Martins Pereira.

O “Vesúvio” é um equipamento que pretende evitar a invasão ilícita dos passeios públicos pelos veículos automóveis, com uma face rampeada do lado dos peões e uma aresta mais agressiva direccionada para o trânsito. Em Portugal, este equipamento pode ser encontrado no exterior da Fundação Champalimaud em Lisboa.
A “Orion” é uma coluna solar com tecnologia LED que permite uma elevada iluminação durante um longo período de vida e garante uma protecção contra choques eléctricos. Este equipamento foi desenvolvido para países com temperaturas elevadas, ambientes arenosos ou “chuvas barrentas”, frequentes em países árabes e africanos, destacando-se por possibilitar a lavagem dos painéis fotovoltaicos.
Para Pedro Martins Pereira, fundador da LARUS, o facto de a empresa estar presente numa exposição no Brasil que apresenta o melhor design ibero-americano “permite uma credibilização em novos mercados, em particular os localizados na América do Sul, assim como promover as competências de design que estão na base da criação dos nossos produtos, nomeadamente as preocupações ambientais, de bem-estar dos cidadãos e da valorização da identidade cultural local para onde os equipamentos são desenvolvidos”.

Terminada a exposição em São Paulo, seguem-se Buenos Aires, Argentina, e Bogotá, Colômbia, como os próximos destinos desta itinerância que procura mostrar a evolução do design e a afirmação da América Latina no mapa internacional da produção contemporânea.

Com esta participação, a LARUS continua a afirmar-se no mercado internacional pela investigação em design, enquanto um processo interdisciplinar e auxiliador no desenvolvimento de produtos com preocupações ambientais e sociais. De destacar que em 2011 a empresa portuguesa foi distinguida pelo Centro Europeu de Design como a melhor empresa europeia na implementação do Design.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO