quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

IGE5: Interface Gráfica para o Elsym5 (Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários)

O IGE5 pretende facilitar a utilização do Elsym5, um programa de análise do semi-espaço elástico multiestratificado sob carregamento circular axi-simétrico, desenvolvido na Universidade de Berkeley em 1985. A automatização do processo de cálculo através da interface gráfica, permite de forma imediata a composição dos ficheiros de Input do Elsym5 com a informação relativa à definição morfológica e mecânica das estruturas dos pavimentos, bem como a localização dos pontos críticos.

Todo o processo culmina no surgimento de uma janela com os resultados de Output do Elsym5, onde constam os estados de tensão e deformação instalados nos pontos críticos, devidamente ordenados e filtrados. As janelas de resultados podem ser acumuladas, caso o utilizador assim o entenda, pelo que a comparação de resultados entre configurações diferentes é imediata.
Além da pré-configuração dos eixos padrão de 130 e 80 kN normalmente utilizados no dimensionamento de pavimentos rodoviários, o IGE5 aplica a solução analítica de Bousinessq para obter o módulo de reacção do pavimento (também conhecido como parâmetro k), factor preponderante no dimensionamento de pavimentos rígidos.
REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO:
  • PC´s com arquitetura de 32 bits (necessário para correr o Elsym5)
  • Ligação à Internet para verificação da data (versão de demonstração válida até 28/02/2013)
Link para download do IGE5: [link entretanto removido]

Nota: O programa tem utilização desbloqueada até ao fim de Fevereiro.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO