quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Inter IKEA Centre Group inaugura maior shopping da Península Ibérica

O mais recente shopping da Inter IKEA Centre Group (IICG) na Península Ibérica – o RÍO Shopping em Arroyo de la Encomienda, Valladolid – conta já com mais de 741 mil visitantes, desde a sua abertura a 20 de Setembro. Com uma taxa de ocupação do parque comercial de 99%, no dia de inauguração o RÍO Shopping contabilizou 43.000 visitantes que passaram pelas mais de 120 lojas disponíveis e cerca de 60.000 pessoas só no seu primeiro fim de semana.

Mário Barros, português de 33 anos, é o director-geral do RÍO Shopping e enaltece a criação dos 2.000 postos de trabalho na região. “Este projecto traz para a região de Valladolid mais emprego. Trata-se de um investimento elevado e que podemos considerar um sucesso, justificado pela taxa de ocupação comercial nos 99%. Este centro comercial vem criar maior riqueza e uma nova dinâmica e amplitude de oferta, como o exemplo de algumas insígnias que chegaram a esta região, pela primeira vez, através do RÍO Shopping”, refere o director-geral.

Com um investimento global de 200 milhões de euros, o RÍO Shopping originou, desde a construção até à inauguração, 4.400 postos de trabalho, dos quais 2.400 na fase de construção e, dos restantes 2 mil, 1.600 são directos e 400 indirectos.

O RÍO Shopping, o maior centro comercial IICG na Península Ibérica é também o terceiro nesta região e tem uma superfície total de 100.700m2, repartidos entre 66.000m2 de Retail Park e a loja IKEA com 34.700m2. Conta ainda com parque de estacionamento com capacidade para 4.600 carros, 3.850 à superfície e 750 em estacionamento coberto.
O parque comercial do shopping ascende a mais de 120 lojas, contando com a presença das insígnias de referência em áreas que vão desde a moda à decoração, da informática à bricolage, como a Apple Store, H&M, ZARA Home, Leroy Merlin ou a Vodafone. Algumas destas marcas chegam à região através do RÍO Shopping. O shopping dedica ainda um amplo espaço à restauração, com uma vasta oferta de empresas internacionais e nacionais no seu “food court”. No campo do lazer, uma das grandes apostas deste centro é o cinema com dez salas equipadas com a mais recente tecnologia de som e imagem.

RÍO Shopping foi arquitectado pelo atelier inglês Design International, com uma grande preocupação no que respeita à sustentabilidade, de acordo com a política da IICG de respeito pelo ambiente e preservação do meio envolvente.

A preocupação com o ambiente começou desde a fase de construção, com a escolha dos materiais utilizados. Sempre que possível, os fornecedores foram locais, o que impediu o transporte dos produtos e a emissão de CO2. 70% dos resíduos produzidos durante a construção foram reutilizados ou reciclados, tal como sugerido pela hierarquia de gestão de resíduos proposto pela União Europeia. Além disso, 100% de madeira estrutural do edifício foi proveniente de florestas sustentáveis, onde por cada árvore cortada outra foi replantada. 54% das pessoas que trabalharam neste projecto pertencem à província de Valladolid e 64% são de Castela e León. Durante a construção foi promovido o uso de transportes eficientes, como por exemplo, a utilização da bicicleta como veículo de transporte, a partilha de automóveis e a utilização de transportes públicos, tendo o RÍO Shopping assegurado a criação de uma paragem de autocarro no local da obra.
Foram ainda implementadas outras medidas, tais como: medições mensais da pegada de carbono da operação, a fim de reduzir o CO2 proveniente do consumo de energia durante a fase de obra; a minimização do consumo de água; e outras iniciativas que ajudaram na implementação do projecto, minimizando o impacto junto dos clientes IKEA, nomeadamente através da redução de ruído e limitação de poeira gerada.

Outra das novidades passa pelo novo conceito de restauração apelidado de "food court de porcelana", com uma área comum de mesas para todos os restaurantes, mantida na totalidade pelo próprio RÍO Shopping. Toda a comida e bebidas são servidas em porcelana, talheres de metal e copos de vidro, cedidos e mantidos pelo Centro, libertando os lojistas para se dedicarem em exclusivo a preparar e servir refeições. Promove também a sustentabilidade, dado que não há talheres descartáveis, reduzindo substancialmente a produção de resíduos, para além da economia do consumo de água e de energia na manutenção dos mesmos.

O envolvimento com a comunidade reflecte-se também nos nomes atribuídos aos centros comerciais, uma vez que a designação RÍO Shopping é uma homenagem ao rio Douro, o segundo maior rio de Espanha, que passa por Valladolid. Esta atribuição seguiu os mesmos critérios que os restantes dois projectos do grupo na Península Ibérica, como o MAR Shopping, em Matosinhos, inaugurado em 2008, a homenagear a proximidade com o Oceano Atlântico e o LUZ Shopping em Jerez de la Frontera, inaugurado em 2010, a evocar o calor e a luz da Baía Cádiz.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO