terça-feira, 27 de março de 2012

Seminário sobre Coberturas de Madeira

As coberturas são a tipologia construtiva mais expressiva das estruturas de madeira. A madeira sempre esteve presente nas coberturas e é nelas que de forma mais manifesta se evidenciam as suas vantagens, relativamente aos restantes materiais. Em Portugal, as coberturas tradicionais são em madeira, constituídas por asnas mas, normalmente, não têm vãos acima dos 7 metros. Com a Expo 1998, e a construção do Pavilhão do Atlântico, iniciou-se um novo ciclo para as estruturas de madeira, em particular para as coberturas de grande vão. Hoje em dia, são já inúmeros os exemplos de coberturas de piscinas, de polidesportivos e de armazéns, em Portugal, que apresentam estrutura em madeira. Assim, a Universidade do Minho vai levar a cabo no dia 19 de Abril um seminário sobre coberturas de madeira, a realizar em Guimarães.

O mercado nacional das coberturas em madeira demonstra ser ativo, conseguindo atrair diversas empresas europeias. Os desafios que se colocam às coberturas de madeira são a procura de soluções inovadoras de sistemas estruturais, ligações, formas, materiais, acabamentos, sem esquecer as actuais preocupações ambientais.

Este seminário pretende constituir um fórum de discussão de ideias e soluções no domínio das coberturas de madeira, com a apresentação das tendências mais recentes, permitindo estabelecer a ponte com as soluções mais tradicionais e algumas reflexões sobre aspetos técnicos de desempenho e sustentabilidade na construção.
O seminário contará com a participação de diversos especialistas, nacionais e estrangeiros. As comunicações apresentarão os aspectos principais relativos às soluções tradicionais, ao seu reforço, à sua inspeção e monitorização, a inovação de novas soluções, à valorização arquitectónica e a eficiência energética. Serão apresentadas várias realizações nacionais e estrangeiras. Paralelamente decorrerá uma exposição técnica com os mais recentes desenvolvimentos em termos materiais e tecnológicos.

Para mais informações cliquem aqui.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO