domingo, 2 de outubro de 2011

Cinema Center em Busan, Coreia do Sul (e a sua cobertura)

No dia 29 de Setembro foi inaugurado em Busan, na Coreia do Sul, o Cinema Center, edifício que foi projectado pelo escritório austríaco COOP HIMMELB(L)AU. Com capacidade para 4000 pessoas em reproduções feitas do lado de fora, o Cinema Center será a sede do Busan International Film Festival (BIFF). A obra iniciou-se em 2008, tendo durado cerca de 3 anos. O terreno onde a construção se insere tem 32137 m², sendo a área de construção de 54335 m² e a obra teve um custo de aproximadamente 100 milhões de dólares.

O elemento que mais de destaca nesta obra arquitectónica é a cobertura em balanço com um vão de 85 metros de comprimento. O escritório austríaco afirma que este é maior vão de uma cobertura em balanço do mundo. A estrutura da cobertura, que tem 60x160 metros quadrados, é sustentada por uma coluna em forma de cone que alberga restaurantes, lojas e cafés. Esse cone é também a entrada principal para o centro. A parte inferior da cobertura é toda revestida em painéis de LED para a reprodução de imagens no exterior. Foi instalada uma tela na parede do edifício para a reprodução de filmes.

O edifício foi construído em estrutura metálica, garantindo-se assim uma estrutura mais leve para a cobertura em balanço.

Veja de seguida uma série de excelentes imagens da construção deste espectacular edifício, o Cinema Center em Busan, Coreia do Sul:










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO