terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A evolução da produção de betão pronto em Portugal

Nestes tempos de crise em que a construção é dos sectores mais afectados, a produção de betão pronto tem vindo a diminuir. Essa diminuição é significativa a partir de meados de 2008 quando começou a sentir a referida crise de forma mais acentuada. Aproveitando os dados da Associação Portuguesa de Empresas de Betão Pronto (APEB) acerca da produção mensal de betão pronto em Portugal, traçamos um gráfico em Excel que nos permite ter a percepção da sua evolução.

O gráfico começa em Janeiro de 2008 e termina em Julho de 2010 pois são os últimos dados disponíveis no site da APEB.

Como se pode observar no gráfico que traçamos, do inicio de 2008 para o meio de 2010 houve uma diminuição de produção de cerca de 200000m3 de betão pronto em Portugal.

Claro que não se pode extrapolar directamente estes valores para a crise na construção. É preciso ter em conta que nos últimos anos se tem aumentado a aposta na reabilitação em detrimento da construção nova, e que têm ganho força outros materiais como estrutura em substituição do tradicional betão pronto. Ainda assim, é impossível negar que também neste gráfico se vê a crise que em geral o país, e em particular o sector da construção, atravessa desde 2008.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO