quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Novo máximo histórico de energia eólica na União Europeia

De acordo com dados da WindEurope (Associação Europeia de Energia Eólica), a eletricidade eólica produzida de 23 a 26 de Dezembro foi suficiente para abastecer 21 % do consumo médio diário da UE (cerca de 2150 GWh), o que equivale a cerca de 17 vezes o consumo de Portugal. Esta produção permitiu alimentar o equivalente a 218 milhões de habitações, ou 77 % das necessidades da indústria europeia.

Estes dados reforçam o papel da energia eólica no abastecimento fiável e seguro das necessidades elétricas dos vários estados europeus. Estima-se que, em 2017, a potência eólica instalada na UE tenha aumentado perto de 9 % (14 GW), em relação a 2016, atingindo atualmente 165 GW.

Até 2020 prevê-se que, a nível europeu, as centrais eólicas onshore e offshore, sejam a tecnologia renovável com o maior acréscimo de potência (50 GW), seguido das centrais fotovoltaicas, (35 GW).

Em Portugal, as centrais eólicas produzem anualmente perto de 1/4 das necessidades elétricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em mais de 350 M€ por ano.
Adicionalmente, é importante destacar que o setor eólico nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 22 mil empregos (diretos e indiretos) e por uma exportação de equipamentos que ascende a quase 400 M€ por ano.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO