quinta-feira, 29 de março de 2012

CIJE à procura de casos de sucesso

O CIJE’12 - 1º Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros, a decorrer no Theatro Circo, em Braga, entre 18 e 20 de Maio, está à procura de casos de sucesso nas áreas do empreendedorismo, inovação, internacionalização e empregabilidade, que serão apresentados durante o congresso num painel moderado pelo António Saraiva, presidente da Confederação de Empresários de Portugal.

Os interessados devem entregar, até ao próximo dia 8 de Abril, um resumo da sua proposta de comunicação, no máximo com 500 palavras, incluindo tema, objectivos, fundamentação e palavras-chave, resumo esse que deve estar acompanhado pelo CV do autor ou autores.

Também serão aceites propostas em vídeo, sendo que neste formato deve ter a duração máxima de dois minutos, o que permitirá aferir da capacidade de comunicação do interveniente. O autor deve ter idade inferior a 35 anos. Quando forem projectos com mais do que um elemento, metade deles deve cumprir este requisito. As línguas oficiais são o português e o espanhol, embora também seja permitida a leitura de textos em inglês. Todos os artigos devem ser submetidos através do email cije2012@oern.pt

A Comissão Técnico-Científica do CIJE’12, organizado pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte e pelo Colegio de Caminos Canales y Puertos (CCCP), seleccionará o melhor artigo de cada tema e o autor será convidado a efectuar uma comunicação oral, durante o painel «Apresentação de casos de sucesso de Jovens Engenheiros», moderado por António Saraiva, momento que visa elevar o nível da engenharia ibérica, promovendo, ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho desenvolvido pelos jovens engenheiros.
Temas em debate

As temáticas em discussão no CIJE’12 centram-se nos grandes desafios que se colocam actualmente aos profissionais da engenharia, num mundo em acelerada mudança e que urge acompanhar. Assim, o Empreendedorismo será o tema do primeiro painel, onde se procura encontrar caminhos para a criação do próprio emprego, se debate a falta de apoio financeiro ou institucional e se buscam pistas para o sucesso do jovem empreendedor. Já no segundo painel, o destaque vai para a Internacionalização e as Relações Transfronteiriças, área de capital importância na presente conjuntura, marcada por um contexto de globalização acelerado e desafiante.

A Empregabilidade estará em discussão no terceiro painel, com os novos desafios de um mercado de trabalho em constante mutação a obrigarem a uma reflexão profunda sobre a abordagem dos jovens.

Finalmente, e como chave de sucesso do trabalho que deve nortear os jovens engenheiros, surge a Inovação e Sustentabilidade. Num mundo fortemente competitivo, só a diferenciação técnica e inovadora é garantia de sucesso, criando projectos que se transformem em claras mais-valias e que sejam sustentáveis sob os mais diversos aspectos, do económico ao ambiental, passando pelo cultural e pelo social.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO