quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Burj Khalifa, o maior edifício do mundo

O Burj Khalifa, anteriormente conhecido como Burj Dubai, é o maior arranha-céus do mundo. Começou a ser construído em 21 de Setembro de 2004, e após anos de construção, foi inaugurado em 4 de Janeiro de 2010. É um edifício imponente que se tornou num dos símbolos do Dubai e foi durante anos um dos pólos atractivos para quem procurava emprego na área da construção. De seguida deixamos algumas curiosidades sobre este edifício, assim como algumas imagens da sua construção.

O orçamento total da obra andou à volta dos 4,1 biliões de dólares. A sua altura é de 828 metros e a antena do edifício pode ser vista a cerca de 100km de distância. É actualmente o edifício mais alto do mundo, deixando em segundo lugar o Taipei 101 (do qual falaremos mais à frente neste site). O que espanta é a diferença enorme a que está o Taipei 101, que conta "apenas" 509,2 metros de altura.

O aço que se usou na construção deste edifício dava para construir uma estrada que ligasse os Estados Unidos ao Médio Oriente.

Em todo o mundo não há outro edifício com tantos andares, são ao todo 158. E se tem muitos andares, logicamente tem que ter muitos elevadores... Nada mais nada menos que 57.

E agora vamos puxar pela imaginação. Está a ver 20 estádios de futebol? Imagina a quantidade de janelas de vidro necessária para os fechar? Pois, é essa a quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa. Limpar todas as janelas é que não é tarefa fácil, são necessários 4 meses.

Deixamos agora algumas imagens da construção do edifício mais alto do mundo:










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO