segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Britalar ajusta plano de reestruturação para antecipar pagamento aos credores

A Britalar SA vai ajustar o seu actual Processo Especial de Revitalização (PER), por forma a poder antecipar o pagamento aos seus credores, e para dotar a empresa de uma maior capacidade produtiva, que lhe permita dar resposta às solicitações que tem tido do mercado e às obras que tem em carteira.

Dívida reduzida em 45%
Nos últimos 5 anos, a empresa reduziu cerca de 45% da sua dívida, que agora totaliza aproximadamente 30 milhões de euros.

A nova estratégia de reestruturação surge no quadro de uma conjuntura favorável no sector da construção, em que a Britalar tem sido fortemente procurada por potenciais parceiros e investidores, nacionais e internacionais, que demonstram interesse em integrar a sua estrutura acionista e desenvolver novos projectos, apresentando, contudo, alguns requisitos em relação à situação financeira da empresa.

Com o objectivo de responder às exigências do mercado, a nova versão do PER tem uma amortização mais rápida da dívida com desconto e, consequentemente, uma redução substancial do seu passivo, bem como um serviço da dívida adequado à sua actividade actual e futura.

Recorde-se que, em novembro de 2013, numa altura em que o valor do seu passivo ascendia a 63.744.282,53€, a Britalar iniciou um PER, cujo Plano tinha como pressuposto a venda da totalidade do seu capital a um Fundo, que passaria a exercer a atividade da construtora, uma vez que dispunha de meios para financiar a empresa e contribuir para a sua recuperação económica.

No entanto, por motivos externos e alheios à Britalar, a prevista venda da totalidade do capital social da construtora não se realizou, o que impossibilitou a cumprimento total do plano de reestruturação acordado, uma vez que este tinha sido elaborado com base na venda da empresa.

Face ao desajustamento do plano anterior, a Britalar decidiu apresentar-se novamente ao PER, em 2015, com vista a realizar novas negociações com os seus credores e apresentar-lhes um novo plano ajustado à sua realidade, de forma a evitar a situação anterior. No âmbito deste processo, o volume de créditos reconhecidos pela construtora sofreu uma redução de 29% face ao PER de 2013, o que demonstrou o forte compromisso da empresa em reduzir o seu passivo, que totalizava então 44.995.891,00€.
Cumprimento do PER permite aumento de capacidade produtiva
O PER de 2015 tem sido cumprido pela Britalar, razão pela qual a empresa introduz estes novos ajustes ao seu plano de restruturação, a fim de antecipar o pagamento aos credores e permitir a entrada de novos parceiros na sua estrutura societária, de modo a aumentar a sua capacidade produtiva e de execução de obras.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO