segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Casa Cabo de Vila - Projecto vencedor do prémio ArchDaily Building of the Year 2017

A casa Cabo da Vila dos arquitectos Spaceworkers ganhou o prémio ArchDaily Building of the Year 2017. Os arquitectos desta casa apostaram na arquitectura inovadora, mas também apostaram numa forma inovadora de comunicar essa mesma arquitectura. Cabo de Vila é uma casa para um casal que procura uma casa não regular e queira ter uma perspectiva especial sobre a paisagem envolvente.

O volume proposto materializa a sua forma através de duas lajes em betão com os seus lados côncavos, deixando que entre elas se desenrole uma leve parede, de vidro e madeira, que num jogo de cheio e vazio, permite que o interior da casa se relacione com o exterior.
No interior, a casa reflecte o estilo de vida dos seus proprietários. O pátio central recebe quem entra em casa e organiza todos os espaços comuns em seu redor, como se de um espaço sem fim se tratasse. Aqui não há barreiras entre os diferentes espaços apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite contacto visual mútuo. Os espaços privados escondem-se por detrás de uma parede cortina que rodeia o pátio central, assim como a garagem e todas as áreas de serviço. Assim como nas áreas comuns, o quarto principal da casa é um espaço fluido sem portas, em que a hierarquia das relações entre a área do closet o wc e a zona da cama definem a sua forma.
Com materiais crus, no interior e no exterior, a casa cabo de vila estabelece uma relação de perfeita harmonia com a envolvente com a qual irá envelhecer com ao longo dos anos.

Veja de seguida mais algumas imagens da casa Cabo de Vila.
A Building Pictures realizou um vídeo inspirado pelo filme The Shining de Stanley Kubrick para apresentar esta excelente obra de arquitectura, vídeo esse que pode ver de seguida.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO