sexta-feira, 27 de março de 2015

Inauguração do Centro Escolar de Ronfe em Guimarães

No dia 20 de Março de 2015 foi inaugurado formalmente o Centro Escolar de Ronfe pelo Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, uma obra executada pela NVE no valor de 2,1 milhões de euros. O edifício está instalado junto à sede do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, ocupando um terreno com uma área de cerca 9.900 metros quadrados, tendo sido edificado num único piso, cuja configuração reflete um pátio central, onde se destaca um parque infantil, um campo de jogos e uma zona de lazer ajardinada, objeto de plantação de árvores de médio porte.

O projeto do arquiteto António Pinto, adotou soluções que visam o conforto térmico, recorrendo a equipamentos que garantem uma elevada eficiência energética, tais como, painéis solares, isolamento térmico de paredes e palas de ensombramento. Todos os espaços de ensino e sociais dispõem de iluminação e ventilação natural, o que permitirá uma elevada poupança energética.
Na ala nascente do Centro Escolar de Ronfe, estão situadas as salas de aula do 1º ciclo, articuladas com um recreio específico, enquanto no corpo poente encontram-se as atividades do pré-escolar, contempladas igualmente com um recreio próprio com dimensões bastante generosas. Todos os espaços do edifício são estruturados à volta da sala polivalente, que é o espaço central do conjunto.
No corpo da infraestrutura, próximo da rua, ficam a sala polivalente, a cozinha, a zona administrativa e a biblioteca. A configuração em “U” deste edifício e num único piso, torna-o acessível a utentes com mobilidade condicionada. No exterior, destaca-se um elemento simbólico que consiste na construção de uma pequena torre, pontuada por um relógio.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO