terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mercado imobiliário inicia 2015 com otimismo reforçado

O Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflete a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, iniciou 2015 com uma curva de mercado positiva, evidenciando o optimismo no mercado imobiliário no começo do ano. Em janeiro, a colocação de imóveis residenciais para venda registou-se nos 12 meses (mantendo-se praticamente inalterada face ao mês anterior) e o tempo médio de arrendamento apresentou-se nos 4,5 meses, apresentando um ligeiro aumento face ao mês transato (3,7 meses).

A instabilidade do mercado de trabalho, referida por 49% dos inquiridos, assim como a restritividade bancária, apresentada por 43% dos inquiridos, foram os principais fatores socioeconómicos evidenciados no mês de janeiro, que se destacaram pelo seu cariz negativo no funcionamento do mercado. Pela primeira vez, a desadequação do produto imobiliário em relação à procura (41%) foi destacada como um obstáculo, em lugar do fator “diminuição do poder de compra” habitualmente referido.

No mês de janeiro, a REVConsultants, com base na análise do IMI, destaca os seguintes indicadores:
  • 48% dos participantes no inquérito identifica um aumento de produto em carteira e 40% refere que se manteve;
  • 45% dos inquiridos observou um aumento de visitas de potenciais interessados, 43% refere uma estabilização; apenas 12% menciona uma diminuição;
  • 54% dos inquiridos menciona observar uma estabilização no que concerne aos negócios concretizados. Não obstante, cerca de 27% refere que registou um aumento na concretização das transações;
  • 52% dos inquiridos registou um comportamento estável no desenvolvimento da sua atividade, contrastando com 12% que menciona uma decréscimo da mesma (representatividade inferior ao mês anterior); 36% menciona um desenvolvimento positivo da mesma.
Relativamente a expectativas futuras, 70% dos inquiridos pressupõe uma melhoria da atividade, sendo que apenas 2% acredita na deterioração das condições em que o mercado imobiliário opera, pessimismo que se reprimiu no mês em análise.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO