segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Plataforma das Artes e Criatividade

A Plataforma das Artes e Criatividade, edifício onde também podem encontrar o Centro Internacional para as Artes José de Guimarães, foi inaugurado em Guimarães no passado mês de Junho.
O projecto é da responsabilidade de Pitágoras Arquitectos e parece surgir bem enquadrado no contexto do estatuto da cidade enquanto capital europeia da cultura - são vários os edifícios históricos que têm sido recuperados e parecem chamar a população a viver o centro histórico em todo o seu esplendor.

A Plataforma das Artes e Criatividade vem conformar a praça do antigo Mercado Municipal, cuja característica fachada voltada para as ruas adjacentes, se mantém, mas agora renovada com novas ocupações. No seu interior adivinham-se modernas lojas e espaços de trabalho, também um restaurante e café, ainda por abrir.

Mas é no interior da praça que o edifício se afirma através do expressivo jogo volumétrico e do brilho dourado do latão que anima a fachada, de modo inovador e surpreendente. Ao longo da praça espalham-se interessantes elementos de mobiliário urbano que convidam a sentar e conviver, fazendo lembrar o relaxante interior do Quarteirão dos Museus, em Viena.
A fachada geométrica sem vãos assume uma forte expressividade plástica e serve de contraponto, com a sua vibrante noção de modernidade, ao centro histórico que a rodeia.

No interior, cuja claridade branca contrasta com o exterior, é possível encontrar, para além da colecção dedicada a José de Guimarães, uma série de espaços expositivos e multidisciplinares que fazem deste novo espaço um convite ao encontro com a cultura e as artes.

E vocês, já visitaram?

[crédito das imagens: Ana Pina]

---
Artigo escrito por Ana Pina, nascida no Porto em 1980. Formada em arquitectura pela FAUP desde 2004, divide agora as suas paixões entre a ilustração e a joalharia contemporânea. Colabora com o Engenharia e Construção desde Setembro de 2011.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO