domingo, 29 de janeiro de 2012

Causas da queda dos 3 prédios no Rio de Janeiro

O desabamento de três prédios no Rio de Janeiro tem despertado as atenções, e após o choque inicial iniciaram-se as peritagens para aferir as causas da queda dos prédios. Pelo que tem sido referido, a queda do edifício Liberdade originou a queda do edifício 13 de Maio e do edifício Colombo. O edifício 13 de Maio tinha 4 andares e situava-se entre os outros dois, ambos maiores. O edifício Liberdade tinha 20 andares e o Colombo tinha 10 andares. Nesta fase de averiguações das causas da queda existem 3 hipóteses mais fortes, hipóteses essas que apresentamos a seguir.

1- O edifício de 20 andares, o Liberdade, caiu de cima para baixo arrastando os outros dois, situação que pode ter sido causada pelo corte de uma viga.

2- Acumulação de materiais (cimento, areia e outros) nos andares o que poderá ter provocado um excesso de peso que provocou o colapso da estrutura.

3- Problemas nas fundações como consequência das fortes chuvadas que atingiram o Rio de Janeiro (as fundações dos prédios em causa são do tipo indirecto, por estacas, atingindo profundidades de 8 a 10 metros).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO