segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vantagens do sistema LSF

As Estruturas de Aço Leve - Light Steel Framing - são vulgarmente conhecidas por LSF e estão cada vez mais a ser uma alternativa procurada no mercado da construção. A designação de LSF surge do facto de as peças serem fabricadas a partir de chapa de aço galvanizado, com baixa espessura. Neste tipo de sistema construtivo o aço é o elemento mais representativo da estrutura. Ganhando espaço aos poucos no mercado nacional, esta é uma solução já muito procurada noutros países mais desenvolvidos. Enumeramos de seguida as vantagens deste material cada vez mais utilizado...

- Baixo peso: o facto de a estrutura em LSF ter menos peso do que as estruturas convencionais permite que a construção seja substancialmente mais rápida; ganhando em tempo de construção, ganha-se também a nível de custos; por fim, pelo facto de a estrutura ser mais leve reduz as cargas sobre as fundações, diminuindo as possibilidades de ocorrência de assentamentos, o que evita problemas futuros como fissuras e outros.

- Preços competitivos: se por um lado é verdade que a mão-de-obra neste tipo de trabalho é mais especializada e consequentemente mais cara, o certo é que é vulgarmente afirmado que os seus rendimentos são muito superiores, acabando por assim se tornar mais barata; a rapidez da construção, já referida no ponto anterior também joga a favor da competitividade dos preços; usando o aço leve, evita-se a utilização de cofragens que por norma também pesam significativamente na construção de moradias tradicionais.

- Rapidez: também já se referiu no primeiro ponto a leveza do material como causa para a rapidez de construção; a não execução de estrutura de betão, não sendo necessário aguardar pelos tempos de presa, e evitando os trabalhos de cofragem e descofragem, permite que não se consuma tempo nessas actividades que não são necessárias com o sistema LSF;

- Maior qualidade nos outros materiais: conjugando os pontos anteriores, facilmente se percebe que será necessária menos mão-de-obra e que a necessária estará bem menos tempo em obra do que se fosse uma construção tradicional; o dinheiro que se poupa em mão-de-obra pode ser parcialmente investido nos materiais dos acabamentos, permitindo assim aumentar a qualidade da moradia, poupando ainda assim algum dinheiro.
Num mercado como o de construção, as novas soluções são sempre recebidas com alguma relutância, nem sempre é fácil mudar hábitos de trabalho e convencer os profissionais de que aquilo que estão habituados a trabalhar tem alternativas que podem ter alguma vantagem adicional. Neste texto pretendemos expor aquelas que são as principais vantagens do sistema LSF, de modo a divulgar o conhecimento neste tipo de material e a fazer as pessoas pesquisarem mais sobre o mesmo.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO