segunda-feira, 11 de abril de 2011

Barragem de Itaipu

A Barragem de Itaipu é uma barragem localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu provém de uma ilha que existia perto do local de construção.  Na língua Guarani Itaipu significa "a pedra que canta". Esta barragem é a maior barragem do mundo em termos de capacidade de geração anual atingindo valores de 94,7TWh em 2008 e de 91,6TWh em 2009, valores superiores à Barragem das Três Gargantas que gerou 80,8 e 79,4 TWh em 2008 e 2009 respectivamente. A construção iniciou-se em Janeiro de 1975 e terminou em Novembro de 1982. A obra foi executada por um consórcio liderado pela Mendes Júnior.

O rio Paraná, o sétimo maior do Mundo, viu o seu curso ser deslocado com 50 milhões de toneladas de terra e rocha. Relativamente à estrutura, o betão utilizado seria suficiente para construir 210 estádios do tamanho do Estádio do Maracaná, enquanto que o aço e ferro utilizado possibilitariam a construção de 380 Torres Eiffel! Comparando com o Túnel da Mancha, a barragem de Itaipu tem um volume de betão armado 15 vezes superior e 8,5 vezes mais escavação. Só por estes valores já se tem uma ideia da grandeza da obra...

A extensão total da barragem é de 7919 metros. Esta extensão é a soma de quatro barragens, que todas juntas formam a barragem de Itaipu. A barragem principal tem 196 metros de altura.

Esta construção que envolveu 40 mil pessoas é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno no que diz respeito à engenharia! Deixamos de seguida algumas imagens da barragem de Itaipu:
Imagem panorâmica:
(clique na imagem para a ver em tamanho grande e com alta definição)










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO