domingo, 10 de abril de 2011

A importância dos soutiens nos isolamentos acústicos

Soutiens velhos entregues em lojas de roupa interior dão direito a descontos de 3 a 5 euros na compra de peças novas. Depois são reciclados e utilizados no fabrico de painéis isoladores e de absorção sonora.

Em Portugal, a estratégia foi adoptada pela Intimissimi e pela Triumph, sendo que a marca italiana desconta três euros ao valor de um soutien novo na retoma de um velho e a alemã, no mesmo procedimento, abate 5 euros na compra do cliente.

Francesca Vellano, do Departamento de Comunicação e Imagem do grupo Calzedonia, que detém a Intimissimi, afirmou, à Lusa, que "é a primeira marca de roupa íntima a propor a destruição e reciclagem de soutiens velhos com a finalidade de produzir painéis absorventes e isoladores de som capazes de atenuar vários tipos de poluição sonora e de assegurar excelentes performances de insonorização em qualquer estrutura".

"É também a primeira vez que a actividade da reciclagem utiliza soutiens para a produção de revestimentos permeáveis", realça a mesma responsável. "A Intimissimi procura afirmar-se como marca ecológica e de tendência, reduzindo a sua pegada ecológica e a dos seus clientes, apoiando a eco-sustentabilidade e transmitindo a ideia de que uma atitude defensora e amiga do ambiente é uma moda intemporal".

Madalena Moniz Pereira, chefe do Departamento de Marketing da Triumph Portugal, recorda que a prática de incentivo à reciclagem de soutiens usados foi lançada na Alemanha em 2009, revelando-se um "case study de sucesso" que depois "foi adoptado por outras marcas da concorrência".

A Portugal, a campanha chegou em Março de 2010 e resultou num "êxito de vendas", até porque, "numa altura em que a crise económica anda de mãos dadas com os consumidores, é natural que as marcas -- umas mais criativamente, outras menos -- criem soluções que vão de encontro às expectativas dos seus clientes".

Madalena Moniz Pereira realça também que a reciclagem de soutiens tem ainda um efeito prático na saúde das utilizadoras. "Cerca de 80% das mulheres usa o número e o tipo de soutien errado para o seu corpo", observa. "Como não sabem escolher e têm algum embaraço em perguntar, compram lingerie por impulso e, às vezes, essa é usada uma vez e posta de lado, porque a mulher não se sente confortável".

"Agora, mesmo numa altura de crise, as mulheres vão poder trocar os soutiens cujas alças lhes fogem dos ombros, que têm elásticos frouxos ou que pura e simplesmente não as fazem sentir confortáveis", conclui.

Os soutiens usados recolhidos nas 58 lojas que a Intimissimi tem em todo o país vão ser entregues à empresa OVAT Campagnari SRL, que Francesca Vellano aponta como "líder na recolha e recuperação de materiais", com base na experiência que os seus fundadores recolheram inicialmente no sector da construção civil e que agora alargam à área dos têxteis e do ambiente.

Só no que se refere ao tratamento de resíduos e desperdícios derivados de fiação, tecelagem, malharia e embalagens, a empresa processou o ano passado mais de mil toneladas de material, transformado depois em produtos semi-acabados para reingresso na linha produtiva, como é o caso de absorventes acústicos, isoladores térmicos, estofados, materiais de limpeza e cortinas.

À campanha da Triumph aderiram em Portugal 25 lojas, 20 'franchisados' e mais de 100 clientes com representações várias, mas a chefe do Departamento de Marketing da marca não adianta que tipo de utilização será dado aos soutiens usados a nível de reciclagem.

Fonte: Jornal de Notícias










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO