quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Sede da Vodafone em Portugal

A Sede da Vodafone em Portugal localiza-se na Avenida da Boavista no Porto. A obra foi muito falada devido à sua arquitectura, que apesar de tudo não foi consensual. Há quem afirme que na Avenida da Boavista depois da Casa da Música não deveria ser construído outro edifício assim, que parece uma cópia e que acaba por retirar algum brilho à Casa da Música. Esquecendo estas divergências, a nova Sede da Vodafone é sem qualquer dúvida um edifício que não deixa ninguém indiferente. O edifício voltou a ser muito falado estes dias por ter vencido o prémio para Edifício do Ano na categoria Institucional pelo ArchDaily, o site de arquitectura mais famoso do mundo.

Nem tudo na obra foi positivo, e esta ficou negativamente marcada pela morte de dois operários que ficaram debaixo de uma placa de betão com cerca de uma tonelada quando esta estava a ser içada para a cobertura.

Inaugurada no dia 29 de Outubro de 2009, a obra havia sido iniciada em 2007, totalizando um investimento de 13,4 milhões de euros. As linhas arrojadas e inovadoras pretendem transmitir a ideia de movimento e dinamismo, base em que a Vodafone normalmente se apoia. O terreno onde se construiu a Sede da Vodafone tem 1970 metros quadrados, sendo que o edifício tem 5 pisos acima do solo e 3 no subsolo, o que perfaz uma área total de cerca de 7500 metros quadrados. A altura do edifício é de 19 metros.
Os arquitectos responsáveis do projecto foram José António Barbosa e Pedro Lopes Guimarães da Barbosa & Guimarães, enquanto que o projecto de estruturas ficou a cargo da Afaconsult, mais especificamente do engenheiro Carlos Quinaz. A Hidráulica ficou a cargo da engenheira Marta Peleteiro, também da Afaconsult. As partes eléctrica e mecânica ficaram a cargo dos engenheiros Luís Fernandes e de Pedro Albuquerque respectivamente, ambos da RGA. A execução da obra esteve a cargo da Teixeira Duarte.

O betão à vista, os vãos de formas pouco tradicionais, e as fachadas com diversas direcções marcam a imagem da nova Sede da Vodafone. Ficam aqui mais algumas imagens:
Algumas fotografias da autoria de Fernando Guerra e Sérgio Guerra.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO