domingo, 19 de novembro de 2017

BIM em edifícios históricos

Será a partir de hoje que vou estar a aprender sobre BIM (Building Information Modelling) em edifícios históricos ou património construído em Dublin. Assim vou estar a ouvir o que diversos especialistas na Irlanda e do Reino Unido têm estado a efetuar no âmbito do HBIM (Historic Building Information Modelling). Do programa o que se destacou foram os guias para utilização de HBIM em Monumentos Nacionais, Modelação e Conservação.

O que me parece é que neste momento este tipo de técnicas tem sido utilizadas em património contruído dado a sua relevância para cada país. Sendo património, é a cultura de um país que não se quer perder mas garantir o melhor acompanhamento possível da sua evolução, para a sua manutenção e conservação.

Da minha pouca experiência em BIM, que passou em apenas efetuar uma formação na ordem dos engenheiros no final do ano passado, tenho a noção que esta temática é um mundo, mas também é o futuro.
A utilização de BIM para conservação e manutenção de edifícios em Portugal tem ainda pouca expressão. Do que tenho tido conhecimento, aparece mais numa ótica de projeto. Aliás a conservação e manutenção de edifícios numa perspetiva da construção ainda tem pouca expressão a nível nacional. Espero que com HBIM possamos ter um melhor acompanhamento do nosso património construído que é tanto e com características únicas.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO