quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O novo edifício da Fundação Louis Vuitton

O novo edifício da Fundação Louis Vuitton, projetado por Frank Gehry, localiza-se em Paris e abre ao público no dia 27 deste mês. Mesmo antes de ser inaugurado este edifício já foi premiado. Segundo o próprio Frank Gehry o edifício é uma “regata de vidro no jardim”. A construção deste edifício começou em 2008 e prepara-se agora para ser finalizada, seis anos depois. Uma das curiosidades deste edifício é que a sua intepretação arquitetónica não é consensual, há quem lhe chame um barco à vela, uma nuvem ou um icebergue, entre outras.

Este adifício tem cerca de 12.000 m2 de área de construção e 13.500 m2 de superfícies de vidro para o exterior, dos quais grande parte dizem respeito às 12 velas torcidas de vidro que o envolvem. O edifício tem 46 metros de altura, onze espaços de galeria de diferentes tamanhos para acolher exposições, num total de 3850m2 de espaço expositivo, um auditório com capacidade de mil lugares, uma livraria, um restaurante no piso térreo e quatro terraços com vista para o Bois de Boulogne e para Paris.

Além de Frank Gehry, este projeto contou com a participação da Setec Bâtiment no cálculo de estruturas e águas, da Alep no paisagismo, a Quadrature Inginiere na gestão de projeto, entre outros. A construção esteve a cargo da Vinci, que contou com um subempreiteiro de especial relevância, a Eiffage Construction Mettalique.

De seguida fique com algumas imagens da construção do novo edifício da Fundação Louis Vuitton.
O resultado final desta grande obra é o que pode ver nas imagens seguintes.
E para finalizar esta apresentação do novo edifício da Fundação Louis Vuitton, fica um vídeo com mais algumas imagens de apresentação deste emblemático edifício.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO