quarta-feira, 7 de março de 2012

Edifício do ano de 2011 do Arch Daily - 3 projectos portugueses vencedores

O site de arquitectura Arch Daily premiou três projectos portugueses nos prémios "Edifício do ano de 2011": a MIMA House em Viana do Castelo, a Capela Árvore da Vida em Braga e a sede da Associação Fraunhofer no Porto. A votação para edifício do ano no Arch Daily já tinha tido destaque no Engenharia e Construção, votação essa que contou com 10 projectos portugueses na final de onde saiu a eleição dos três que mencionamos inicialmente. A votação no site contou com mais de 65.000 votos o que confere elevado relevo a este prémio. A arquitectura portuguesa continua a dar cartas lá fora onde o reconhecimento do trabalho dos nossos arquitectos é frequente.

A MIMA House venceu na categoria "Casas", tendo sido um projecto de autoria do ateliê MIMA Architects. A MIMA House é uma casa de inspiração japonesa com apenas 36 metros quadrados.
A Capela Árvore da Vida projectada pelo ateliê Cerejeira Fontes Arquitectos, de Braga, venceu na categoria "Religião". A construção desta capela foi realizada dentro do Seminário Conciliar de Braga e contou com 20 toneladas de madeira na sua execução.
Na categoria "Interiores" o vencedor foi o projecto de decoração da sede da Associação Fraunhofer realizado pelo ateliê Pedro Silva Architects.
Recorde-se que já em 2010 haviam vencido também três projectos portugueses: Sede da Vodafone no Porto, o bar temporário da Faculdade de Arquitectura na queima das fitas do Porto e a Closet House de Matosinhos.

Nota final para os finalistas portugueses que este ano não chegaram à vitória mas que não deixam de também estar de parabéns: A Casa das Histórias da Paula Rego (Cascais), o Museu da Vila Velha (Vila Real), , o Museu do Design e da Moda (Lisboa), uma casa particular em Leiria, o Centro Cultural de Sines, a ponte pedonal da Covilhã e a Piscina Municipal de Povoação (São Miguel).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO