quinta-feira, 26 de julho de 2018

Arquitecta Inês Abreu Ribeiro venceu Concurso Sommer Pavilion

O projecto "Gravidade em Suspenso" da autoria da arquitecta Inês Abreu Ribeiro e do engenheiro Fernando Coutinho de Vasconcelos Pereira da Silva venceu o Concurso Internacional de Ideias Sommer Pavilion, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e com a assessoria técnica da OASRS.

O júri considerou que, das 49 propostas apreciadas (sendo que das 51, duas foram excluídas por se encontrarem repetidas), a vencedora, coordenada pela arquitecta Inês Abreu Ribeiro destacou-se pela “estimulante abordagem ao tema do concurso, explorando diferentes estados de água sob a forma de um “pavilhão da chuva” e um “pavilhão do nevoeiro” que se relacionam mutuamente.”

Acrescentou ainda que “foi salientada a elegância da proposta e a sua contenção formal, usando o mínimo de materialidade para criar o máximo de poesia e experiência”, considerando-se “coerente e adequado o programa de curadoria com enfoque em actividades pedagógicas no domínio dos temas da ecologia.”
O Júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à proposta do arquitecto Nuno M. Sousa + Animali Domestici “pela originalidade na abordagem conceptual, com a visão de uma vida harmoniosa com a água e todos os tipos de seres vivos: humanos, animais e plantas. O Júri foi sensível a esta imagem disruptiva, poética e coerente que, no entanto, extravasa um pouco o tema principal do concurso, mas que pode ser interessante para um outro futuro projecto."

Os resultados do Concurso foram anunciados numa cerimónia que decorreu no passado dia 20 de Julho, no Pátio da Casa Sommer - Arquivo Histórico Municipal de Cascais, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco e da arquitecta Paula Torgal, Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Na ocasião, o autarca de Cascais anunciou que em breve será lançado um novo concurso de conceção para o projeto da Unidade de Saúde de Cascais.

A ideia vencedora vai ser construída e ficará patente entre Agosto e Outubro de 2018 no Jardim Costa Pinto, ao Lado da Casa Sommer, no centro histórico de Cascais.

O júri do concurso de ideias Sommer Pavilion 2018 foi composto pelos arquitetos Pedro Gadanho, Oya Atalay Franck, Philippe Starck, Miguel Marcelino, João Veríssimo, Georg Pendl e Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO