sexta-feira, 8 de junho de 2018

Sessão de esclarecimento em Matosinhos sobre fundos para a reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa municipal MatosinhosHabit promovem na segunda-feira, 11 de junho, às 10 horas, uma sessão de esclarecimento dedicada ao IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, procurando, deste modo, impulsionar o processo de regeneração nas três áreas de reabilitação urbana já delimitadas em Matosinhos. O evento decorrerá na Casa da Arquitectura, localizada num antigo edifício industrial que a Câmara Municipal de Matosinhos reabilitou e cujo projeto foi recentemente foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Aposta fundamental da Câmara Municipal de Matosinhos, o processo de regeneração do edificado da cidade pretende dar corpo a uma nova geração de políticas urbanas e de habitação. Para tal, a autarquia pretende responsabilizar e mobilizar os arrendatários, senhorios, proprietários, agentes económicos, parceiros sociais e investidores, facilitando o acesso aos instrumentos financeiros e administrativos disponíveis.

A Câmara Municipal de Matosinhos tem já a funcionar, há mais de um ano, um balcão exclusivamente dedicado à reabilitação, pretendendo agora otimizar o acesso dos munícipes ao IFRRU 2020, um instrumento de financiamento que reúne fundos comunitários, do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. O IFRRU 2020 atuará, refira-se, através de entidades financeiras (em geral, a banca comercial), que irão disponibilizar empréstimos em condições mais vantajosas para apoiar operações de reabilitação urbana.
A sessão visa esclarecer sobre os procedimentos administrativos e a ligação/cooperação entre a câmara municipal e os particulares e empresas que pretendam realizar operações urbanísticas de reabilitação de edifícios que estejam inseridos em Áreas de Reabilitação Urbanas (ARU´s) ou no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO