segunda-feira, 22 de maio de 2017

A água e a construção

Sabemos que a água e a construção coexistem. A construção é realizada para ter um período de vida útil de, pelo menos 50 anos (nomeadamente as estruturas em betão). E que a água sempre passa, onde encontrar qualquer abertura, por mínima que seja, passa.

Além de não nos podermos esquecer que a construção também tem água na sua constituição.

Por isso dado que a nossa construção tem sempre contacto com a água, se existir qualquer anomalia, esta vai aumentar e deixar a água passar. Além de que grande parte dos problemas que existem nas construções, estão relacionados com a água. Seja por infiltração, percolação, condensação, esta manifesta-se de diversas formas.

Um grande número das anomalias que tenho visto na construção está relacionado com a água. E quanto mais tempo passa mais a degradação aumenta, mais os efeitos da sua passagem são maiores e mais difícil é a reparação. Mas o problema será mesmo a água ou do projeto e/ou execução não ter sido feita tendo em conta que ela existe?
Existem tantas obras em que o contacto com a água é direto e não aparecem problemas… Por isso será importante a impermeabilização e garantir condições de escoamento adequadas para a água. Mas pode ser feito ainda mais.

Podemos e devemos efetuar construções “amigas” da água. Como?

Além de deixar passar nas condições adequadas podemos mesmo potenciar a sua utilização. Sim, porque se estivermos a falar de água da chuva, que em Portugal ainda não se paga (ao contrário do que acontece noutros países da Europa), podemos aproveitá-la para diversos usos.

Se ainda for em projeto, considerar por exemplo a sua utilização nas sanitas, ou em máquinas de lavar a roupa. Se já estiver construído podemos prever a sua acumulação para usos não potáveis, como por exemplo, rega e lavagens. Mas existem muitas outras opções, o importante é usar!

Por isso vejamos a água como um “aliado” da construção e não como um problema.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO