terça-feira, 18 de abril de 2017

Criatividade acima do solo

Na Holanda, um gabinete de Design - LOOS.FM - criou um edificação sobreelevada constituída por estrutura metálica e de madeira, fechada com painéis de vidro e usou como elemento decorativo embalagens PET usadas e enviadas para reciclagem. Este espaço denominado como Pavilhão PET vai estar até 31 de dezembro de 2017 em Enschede e nele poder-se-á assistir a palestras, exposições, concertos de música, com o intuito de aproximar a sociedade de temas como a arte, a educação, a sustentabilidade, a inovação e a própria interação social.

Dos mesmos criativos e na mesma cidade, no ano de 2011, foi criado um pavilhão temporário, em forma de Igreja, para receber o Festival Grenswerk. O factor surpresa foi a construção da estrutura com uma espécie de blocos de Legos gigantes. Estes eram nada mais do que blocos de cimentos pintados de várias cores dando a ideia de que se tratavam das peças de plástico que dão largas à imaginação a crianças e adultos.
PET Paviljoen Enschede

O pavilhão, intitulado por Abondantus Giganticus, nos seus imponentes 20 metros de altura, era formado pelos blocos de cimento distribuídos de forma hexagonal, de forma a garantir a ventilação do espaço. Nele foi possível assistir a concertos, jogos desportivos, uma ópera, uma celebração religiosa e um concurso de Legos.
Legochurch - Abondantus Giganticus

No final do festival, a desmontagem foi rápida e simples, estando a estrutura pronta a ser reutilizada noutro lugar.

Apresentam-se de seguida vídeos com a demonstração da construção de ambos os espaços. (Nota: não está traduzido) Aqui, aqui e aqui.

Assim tem-se bons exemplos de criatividade associada à inteligência, à versatilidade, à eficiência, à rapidez e à sustentabilidade.

---
Artigo escrito por Catarina Vicente.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO