quarta-feira, 16 de abril de 2014

Innovation Point cria plataforma online para gerir centrais fotovoltaicas

A Innovation Point, empresa do grupo dst, criou uma plataforma que permite monitorizar a produção de energia renovável gerada a partir de painéis solares. Com o nome Powertracker, esta plataforma web, que também pode ser acedida através de dispositivos móveis, destina-se a todas as instituições ou particulares que, recorrendo aos serviços da dst renováveis, estejam interessados em saber os níveis de produção de energia renovável das suas unidades.

O conceito surgiu de uma necessidade interna do grupo dst que, diariamente, monitoriza a produção de energia renovável em cada estação fotovoltaica instalada pela dst renováveis, para garantir o serviço e o retorno do investimento acordado com cada cliente. Com o aumento do portefólio de clientes, surgiu a ideia de automatizar o processo, com evidentes ganhos de eficiência e imediatismo das respostas. O projeto nasceu, assim, no seio do grupo dst, com a Innovation Point a conceptualizar e desenvolver a solução final, e a dst renováveis a disponibilizar a plataforma aos utentes.

Através de uma ligação GSM a cada central, o Powertracker permite a atualização diária dos dados de uma forma automática, possibilitando a deteção mais rápida de eventuais deficiências na produção de energia, avarias ou práticas fraudulentas de terceiros. Existe também a possibilidade de se efetuar uma comparação entre os valores reais e estimados da produção energética, assim como a criação de um histórico de dados. A utilização de gráficos, que podem ser visualizados de uma forma bastante simples, permite a imediata interpretação da informação, o que resulta num interface muito user friendly. A utilização desta plataforma é compatível com a maioria dos browsers do mercado e pode ser acedida através do endereço www.powertracker.pt.
Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, este projeto “é o reflexo do constante esforço de inovação que estimulamos na empresa, em busca de soluções que otimizem os nossos projetos e que constituam uma mais-valia real para os clientes”. “Numa área como a das energias renováveis, a inovação é fundamental para o sucesso. Por isso, o grupo dst assume-se como uma referência neste setor”, concluiu.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO