segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gasoduto que ligará Portugal a Espanha vai ser construído pela Soares da Costa

A REN, gestora portuguesa das redes de transporte de electricidade e gás natural, seleccionou a Soares da Costa para construir o gasoduto Mangualde - Celorico - Guarda que vai unir Portugal a Espanha, através de Zamora. O gasoduto terá diâmetros de 0,7 e 0,3 metros distribuídos ao longo de 75 quilómetros de extensão. A adjudicação feita pela REN à Soares da Costa ascende a 16,8 milhões de euros, segundo o comunicado da construtora. O ex-secretário de estado da energia, Henrique Gomes, afirmou este projecto como essencial para a segurança do abastecimento nacional de gás natural. Também a REN tem defendido firmemente este projecto.

Uma parte do gás natural que Portugal importa, vem da Argélia, de Magrebe, entrando na Península Ibérica através do Sul de Espanha e daí atravessando a fronteira para Portugal. Outra parte relevante do gás natural que Portugal importa vem da Nigéria e chega a Portugal através do terminal de gás liquefeito do porto de Sines.
Na XXV Cimeira Luso-Espanhola, que se realizou na semana passada, no Porto, os governos de Portugal e Espanha «decidiram avaliar, técnica e economicamente, e calendarizar a execução da terceira interligação de gás entre Portugal e Espanha, analisando a previsão da procura, e trabalhar em conjunto no quadro do debate sobre o pacote europeu de ajudar financeira às grandes infraestruturas de electricidade e gás».










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO