domingo, 29 de abril de 2012

Londres 2012 - As Mudanças Climáticas e os Jogos Olímpicos

A queima de combustíveis fósseis, as mudanças no uso do solo, os diversos processos industriais: tudo isso está adicionando mais gases de efeito estufa na atmosfera, em especial dióxido de carbono CO². Mas acontece que a maioria das atividades associadas com o uso das instalações e hospedagem dos Jogos Olímpicos é causadora de emissões de gases efeito estufa, é o que se chama de “pegada de carbono”. Estas emissões estão relacionadas com a mudança climática, mas com diversas medidas adotadas foi possível reduzir a pegada ecológica a 19 milhões de toneladas equivalentes de CO², ao invés dos 34 milhões de toneladas originais. A visão dos organizadores é entregar estes Jogos com baixas emissões de CO² e mostrar como é possível adaptar-nos a um mundo mais e mais afetado pela mudança climática.

O coração das instalações é o Energy Centre (nas imagens) construído na parte oeste do Olympic Park. Ele vai fornecer força, aquecimento, refrigeração, para os Jogos e para as novas edificações e comunidades a serem desenvolvidas após 2012, pois o tema da herança pós-Jogos está sempre presente.
O planeamento dos Jogos está em sintonia com o Protocolo de Kioto, mas este Protocolo expira este ano. Tomara que no Cume da Terra no “Rio + 20” nós tenhamos boas notícias para o nosso planeta Terra! Há também uma Estratégia de Gestão do Carbono que inclui a medição da redução das emissões, encorajando aos operadores dos Jogos a adotarem melhores práticas meio ambientais, e a implementação de estratégias de adaptação com foco na herança pós-Jogos.
E também o verde é importante para a luta contra os gases de efeito estufa, daí a construção desta maravilhosa zona de parques, como vemos no vídeo.

Se gostou deste artigo, leia também:
---
Artigo escrito por Roberto Steneri, Arquitecto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Brasil. Por convite escreveu um book review para o Journal of Latin American Geography da Universidade do Texas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO