quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TEDxFeira em setembro desafia a criatividade e a inovação urbana

Santa Maria da Feira recebe a primeira conferência TEDx, sob o mote da “Criatividade Urbana”, no próximo dia 21 de setembro, na Biblioteca Municipal, e com o desígnio de desafiar e inspirar a criatividade e o empreendedorismo.

O evento pretende ser uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e experiências de pessoas que sonharam alto e hoje são uma referência nas áreas em que atuam. Durante 12 horas, 16 oradores irão partilhar a sua história na primeira pessoa, a visão e as ideias essenciais para mudar as cidades, o mundo e a vida.

O programa contempla quatro sessões, cada uma com quatro intervenções - ‘talks’ -, cujos temas representam os três pilares das cidades criativas e serão anunciados em breve pela organização. Ao longo do dia decorrerão trabalhos de ‘networking’ para partilhar o conhecimento e potenciar novas oportunidades de negócio.

Leonel Moura, Carlos Martins e Catarina Selada são três dos oradores já confirmados
Leonel Moura é um artista pioneiro da Arte Robótica que tem desenvolvido um vasto trabalho de aplicação da inteligência artificial e robótica à arte. Em 2003 criou uma primeira geração de robôs pintores, capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais. Em 2009 foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação.
Catarina Selada é diretora do departamento de "Cidades & Territórios" da INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação, e responsável pela iniciativa “Índice de Cidades Inteligentes 2020” e pela coordenação da Rede RENER – Living Lab para a Inovação Urbana.

Carlos Martins é presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, foi diretor executivo da “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura” e responsável do “Portugal Criativo 2011”.

Os organizadores do TEDx Feira, Bruno Costa e Daniel Vilar, afirmam que o objetivo da conferência “é inspirar as pessoas a darem novos passos e sensibilizar para a importância do desenvolvimento de cidades criativas e inovadoras, em que cada habitante/visitante pode deixar a sua marca e participar na transformação das cidades em espaços ativos e dinâmicos”.

“Construir as cidades das próximas gerações implicará pensar em lugares criativos, em novas formas de desenvolvimento económico em pessoas que conseguem dar cartas, lutar pelos seus sonhos, agarrar os objetivos, perspetivar oportunidades e atingir resultados. Acreditamos que estas pessoas podem inspirar outras no sentido de fazer acontecer e, por essa razão, acreditamos que esta conferência será uma experiência única”.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO