sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tempo médio para venda ou arrendamento de imóveis sobe em Novembro

Em Novembro, e pela primeira vez desde Agosto, o IMI - Imovirtual Market Index revela uma deterioração do mercado imobiliário em todas as componentes analisadas, em particular nas expectativas de curto-prazo.

O tempo médio para venda e arrendamento de imóveis subiu. Até esta data, verificava-se que, ao decréscimo da actividade na venda de imóveis correspondia um aumento da dinâmica no arrendamento de imóveis, o que, pela primeira vez, não se verifica em Novembro. Esta é a principal conclusão da edição de Novembro do IMI - Imovirtual Market Index, barómetro dedicado ao mercado imobiliário em Portugal, realizado pelo Imovirtual, em parceria com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI).

Este estudo revela também que o tempo médio para venda de casa em Novembro foi de 16 meses, um mês mais do que o reportado em Outubro, e que o tempo médio para arrendamento de imóveis subiu, pela primeira vez lançamento do IMI, para um período acima dos cinco meses.

O mesmo relatório conclui que os profissionais do sector do imobiliário apontam que estes resultados se devem em primeiro lugar (com 76% das respostas) à diminuição do poder de compra. Outro dado a destacar é o facto de 63% dos profissionais auscultados considerarem que os valores de transacção de imóveis irão baixar num futuro próximo.

O IMI - Imovirtual Market Index é um relatório mensal, de índole qualitativa, que procura sintetizar a forma como os principais actores da actividade imobiliária percepcionam o mercado, não apenas em termos presentes, como em termos prospectivos a curto prazo.

A amostra utilizada pelo IMI - Imovirtual Market Index resulta da auscultação feita aos profissionais que anunciam no Imovirtual, com o objectivo de traçar um retrato actual e exacto, da realidade do mercado imobiliário, em particular, da procura imobiliária, do dinamismo reflectido pela angariação de imóveis, ou dos tempos médios de absorção do produto em carteira, dados que são analisados por uma entidade de referência, como a ESAI-Escola Superior de Actividades Imobiliárias, e contrastados com a conjuntura económica do país.

Ao longo dos seis primeiros meses de realização do IMI-Imovirtual Market Index foram recebidas perto de 1.700 respostas de profissionais que actuam no mercado imobiliário, tais como empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, bem como promotores e investidores imobiliários.

Recorde-se que o portal Imovirtual.com foi lançado em Julho de 2011 e é hoje um dos portais de referência do sector imobiliário, tendo contabilizando ao longo de 2012, mais de 10,1 milhões de visitas, 190 milhões de páginas visualizadas, 100 mil fãs na sua página do Facebook, e gerado cerca de 350 mil contactos de negócio para os seus imóveis.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO