quinta-feira, 22 de março de 2018

Nova tecnologia de iluminação conectada revoluciona universidade do Dubai

Os estudantes da universidade Hamdan Bin Mohammed Smart University (HBMSU) do Dubai nunca mais vão precisar de ligar um interruptor de iluminação ou procurar um tutorial ou uma sala de aulas. A Philips Lighting equipou a universidade com iluminação LED conectada de ponta, controlada através do sistema Interact Office. A tecnologia permite que o staff da universidade controle e personalize as definições de iluminação através de uma aplicação para smartphone, enquanto que os estudantes podem ser guiados para as salas utilizando tecnologia de posicionamento em interiores baseada na iluminação. Estas inovações promovem a estratégia da Philips Lighting para fornecer novas funcionalidades à medida que a sua oferta de valor se expande de produtos de iluminação para software e serviços.

A HBMSU está empenhada na utilização de tecnologia para tornar o ambiente de aprendizagem mais envolvente, adaptativo e imersivo. Os seus estudantes recebem uma combinação de aprendizagem baseada na Web e na sala de aula, o que coloca a universidade na vanguarda da educação universitária moderna.

Universidade sem um interruptor de iluminação
Em vez de utilizar interruptores de iluminação, a iluminação da HBMSU é controlada de várias formas: através de sensores de ocupação nas luminárias, que detetam a presença de pessoas e ligam e desligam a iluminação; através de ajuste automático dos níveis de luz de acordo com a disponibilidade de luz natural; através de uma aplicação para smartphone/tablet; ou a partir de uma consola central.
O sistema Interact Office permite que a universidade forneça novas experiências e novos serviços. O sistema de software está integrado no Sistema de Gestão de Edifícios (BMS - Building Management System) da universidade, de modo a que todos os sistemas do edifício funcionem perfeitamente em conjunto. Além disso, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) está sincronizado com o horário das aulas para que o ar condicionado seja ligado antes do início de uma aula e os alunos não tenham de entrar numa sala quente. À medida que o pessoal ou os estudantes entram numa sala, as luzes são ligadas através da deteção de presença e, quando a sala está vazia, as luzes e o sistema de HVAC são desligados.
"A universidade Hamdan Bin Mohammed Smart University esteve sempre na vanguarda da concretização da visão do governo do Dubai, dado que implementa iniciativas progressistas que posicionam o Dubai como a cidade mais inteligente do mundo. A nossa colaboração com a Philips Lighting significa que podemos proporcionar um melhor ambiente aos nossos estudantes e à universidade, bem como uma experiência de aprendizagem altamente personalizável. Esta rede de iluminação irá permitir-nos apoiar intuitivamente e complementar as necessidades da universidade, tanto hoje como no futuro. Como a primeira universidade a nível mundial a incorporar esta tecnologia, estamos a abrir o caminho para as futuras instituições de aprendizagem inteligentes", afirmou Dr. Mansoor Al Awar, Reitor da HBMSU.
"A nossa primeira colaboração com a universidade Hamdan Bin Mohammed Smart University demonstra as diversas formas através das quais as nossas aplicações de iluminação conectada e de software podem apoiar a universidade mais progressista do Dubai, melhorando a vida diária do staff, estudantes e visitantes. Não estamos apenas a fornecer iluminação de boa qualidade e energeticamente eficiente, mas também informações baseadas em dados que ajudam a equipa de gestão do edifício da universidade a maximizar a utilização do edifício e a proporcionar um ambiente de aprendizagem de primeira classe", afirmou Goktug Gur, Presidente e CEO da Philips Lighting no Médio Oriente e Turquia.

Não consegue encontrar a sua sala de aulas? Não se preocupe, as luzes irão guiá-lo
O serviço de navegação em interiores utiliza a aplicação para smartphone da universidade. Os pontos de luz LED, instalados no hall de entrada, nos átrios e nos corredores, transmitem um código de luz que contém a respetiva localização geográfica individual. Isto é obtido através de uma modulação na luz, que é invisível ao olho humano mas que pode ser detetada pela câmara de um smartphone. As informações de geolocalização são então usadas pela aplicação para smartphone para localizar a posição do utilizador no edifício e guiá-lo para o respetivo destino.

O panorama completo, 100% do tempo

O BMS da universidade recebe dados do sistema Interact Office. É possível aceder a informações sobre consumo de energia, desempenho de cada ponto de luz e ocupação de cada sala com apenas um clique. Estas informações ajudam os gestores do edifício a manter e maximizar o potencial completo do mesmo, bem como a responder a pedidos, efetuar relatórios e prever tendências.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO