quarta-feira, 8 de março de 2017

IEEE Women in Engineering - Secção de Portugal

No dia internacional da mulher falamos sobre uma instituição que apoia mulheres que seguem ou pretendem seguir uma carreira na área da engenharia e da ciência, as quais, são ainda maioritariamente masculinas. A IEEE Women in Engineering (WIE), é uma das maiores organizações profissionais que se dedica à promoção de mulheres engenheiras e cientistas e a inspirar jovens mulheres em todo o mundo a seguir o seu percurso académico na engenharia.

Apesar da crescente integração das mulheres no mundo que, no passado, pertencia exclusivamente aos homens, da mudança de mentalidade destes, da decrescente discriminação, da implantação da Lei da Igualdade e da Igualdade no Trabalho, ainda hoje estas mulheres deparam-se com obstáculos que as levam a um maior esforço para a demonstração das suas competências, para a obtenção da progressão na carreira e muitas vezes está presente a desigualdade salarial comparativamente ao género masculino.

A missão da IEEE WIE é facilitar o recrutamento de mulheres em áreas técnicas e a mantê-las nessa função, reconhecendo as suas realizações notáveis através da atribuição de prémios e intercedendo para que estas possam progredir na carreira e ter papéis de liderança.

Com mais de 700 grupos de afinidade e mais de 18500 membros em todo o mundo, a IEEE WIE transforma a vida de centenas de milhares de mulheres e jovens mulheres através de atividades pré-universitárias, seminários, projetos humanitários, encontros de networking e programas educativos.Pode ser visitada através do site http://wie.ieee.org.
A IEEE WIE – section Portugal, mantém a sua atividade desde 2010, com a organização de eventos por todo o país, em parceria com algumas universidades (Instituto Superior Técnico, ISCTE-IUL, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Posrto, Universidade do Minho). Apesar do site se encontrar em restruturação (http://wie.ieee-pt.org/), pode ser visitada a sua página na rede social Facebook https://www.facebook.com/wieportugal.
A visão da WIE foca-se na construção de uma comunidade de mulheres e homens que usam os seus diversos talentos para inovar em prol da humanidade.

---
Artigo escrito por Catarina Vicente.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO