terça-feira, 10 de outubro de 2017

Os painéis solares fotovoltaicos são um bom investimento?

A instalação de painéis solares fotovoltaicos numa habitação é um bom investimento? Esta pergunta é feita por muitas pessoas que equacionam a instalação de painéis solares fotovoltaicos na cobertura da sua casa para aproveitar a energia solar. Normalmente as pessoas querem saber quantos são os anos de retorno do investimento, isto é, ao fim de quantos anos o que pouparam em eletricidade supera o valor gasto na compra dos painéis.

Não há uma quantificação exata dos anos de retorno do investimento pois o aproveitamento dos painéis solares fotovoltaicos é variável (ninguém consegue prever com exatidão as horas de sol que iremos ter). No entanto há médias que se podem ter em conta, ainda que com as devidas cautelas que um investimento deste tipo obriga.

Tendo em conta o que dissemos, nada melhor do que observar um caso prático de alguém que se dispôs a experimentar o investimento num painel solar fotovoltaico e a divulgar os resultados mensalmente. Falamos do jornalista da SIC Pedro Andersen, autor do Contas-Poupança, que no seu blogue apresenta todos os meses o balanço da utilização do painel solar fotovoltaico que instalou na cobertura da sua habitação.
Um pormenor interessante da experiência que Pedro Andersen está a levar a cabo, é o cálculo do período de retorno do investimento, que apresenta resultados diferentes de mês para mês, pelo que acima mencionamos.

Recomendamos que comece a leitura pelo artigo Compensa comprar um painel solar fotovoltaico? onde pode ler algumas das considerações que levaram Pedro Andersen a avançar para a compra de um painel solar fotovoltaico. De seguida leia os dois artigos sobre a instalação do painel solar fotovoltaico: parte 1 e parte 2. Para finalizar acompanhe os balanços mensais que Pedro Andersen faz sobre o desempenho do painel solar fotovoltaico e dê especial atenção aos gráficos que apresenta.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO