segunda-feira, 5 de junho de 2017

Leica confia terceiro projeto em Portugal à construtora Garcia, Garcia

A Garcia, Garcia, construtora nacional especializada no design and build de edifícios industriais e logísticos, acaba de concluir o terceiro projeto em Portugal para a Leica. Cinco anos após ter sido responsável pela concepção e construção da fábrica da marca alemã em Famalicão e, de no ano passado, ter reabilitado o edifício, em pleno Centro Histórico do Porto, que serve agora de morada à primeira Leica Store na Península Ibérica, a Garcia, Garcia volta a ser a parceira escolhida pela icónica marca para a ampliação da sua unidade industrial em Portugal.

A construção arrancou em novembro do ano passado, com um prazo de execução de sete meses, e consistiu na ampliação da área administrativa e na construção de um novo edifício dedicado a armazenagem.

Intervenção potencia I&D
A ampliação teve como objetivo criar dois novos espaços – um para acolher a área de I&D e outro para receber serviços técnicos de pós-venda. A multinacional alemã aproxima, assim, a produção das suas áreas de I&D e serviço pós-venda, anteriormente localizadas em outras unidades do grupo. Potenciar as sinergias decorrentes da concentração destas atividades num único espaço, foi o principal propósito da ampliação. Por outro lado, a construção de um novo armazém visa aumentar a capacidade logística da fábrica.

A ampliação da área administrativa, contígua ao edifício existente, assume a mesma linguagem arquitetónica, na qual se destacam os volumes verticais intercalados que recortam a fachada e abrem espaço para os vãos. Também na concepção do armazém, a arquitectura observou a mesma preocupação de continuidade e coerência, de modo a que o novo espaço ficasse naturalmente inserido no complexo industrial.

De salientar a instalação das infraestruturas técnicas, como redes de ar comprimido limpo, vácuo ou azoto, que dão suporte às novas áreas laboratoriais. À semelhança do que já acontecia no restante complexo, os novos espaços foram equipados com os mais modernos equipamentos de climatização, iluminação, controlo de acessos, sistema de CCTV, controlo de intrusão, entre outros.

Todos os trabalhos foram planeados e executados de modo a não provocarem constrangimentos à atividade operacional da Leica, assegurando a manutenção das instalações em total funcionamento e a gestão de todas as condições de segurança para os que trabalham no complexo.
Após ter sido selecionada para a conceção e construção da fábrica da Leica em Famalicão – obra de elevada exigência técnica, na qual se destacam as clean rooms, ambientes controlados de produção que asseguram o cumprimento das rigorosas normas de qualidade associadas à marca alemã –, a Garcia, Garcia voltou a merecer a confiança da multinacional para a reabilitação do edifício histórico que acolhe a Leica Store no Porto e para a ampliação da fábrica que concebeu há cinco anos.

Recorde-se que, em 2012, a Leica transferiu-se da antiga unidade em que esteve instalada 40 anos para uma outra, construída de raiz, a apenas três quilómetros da antiga fábrica. Em março do ano seguinte, o Presidente da República à data, Aníbal Cavaco Silva, inaugurava o investimento de 22,5 milhões de euros.

“Para a Garcia, é extremamente gratificante continuar a merecer a confiança de uma marca tão icónica e reconhecida pela sua qualidade como é a Leica”, congratula-se Carlos Garcia, administrador da Garcia, Garcia.







1 Comentário:

António Sebastião Jesus disse...

São boas noticias,realmente precisamos de investidores, e de fora,porque os da casa estão lisos.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO