sexta-feira, 28 de abril de 2017

Dicas para uma entrevista de emprego de sucesso

Quando se aproxima uma entrevista de emprego é natural que o entrevistado se prepare antecipando o que deve dizer e o que não deve dizer, a forma como deve focar os assuntos que lhe são vantajosos e a forma como deve contornar os menos interessantes para a sua situação. A Bosch reuniu algumas recomendações para os universitários que vão participar no seu roadshow de recrutamento nas universidades portuguesas. São dicas para universitários, mas muitas aplicam-se também a pessoas com experiência. De seguida apresentamos as dicas para uma entrevista de emprego de sucesso.

Fala com mais pormenor sobre os teus projetos.
Que projetos ou conquistas realizaste ultimamente? Conte à empresa as principais dificuldades, desafios e oportunidades que enfrentaste. Explica como geriste o teu tempo e estabeleceste prioridades.

Não deites fora as tuas recordações! Vais precisar delas.
Para a Bosch, é importante que partilhes as experiências que te marcaram ao longo da tua vida académica e pessoal. O que aprendeste com elas?

Mostra um pouco de ti.
Não precisas de contar a tua vida toda, mas mostra em que é que és realmente bom e aquilo em que podes melhorar. Ficarás surpreendido com as oportunidades que as empresas têm para desenvolver as tuas competências.

Sê dinâmico!
Mais do que as competências técnicas – hard skills – atualmente as empresas valorizam as soft skills. Demonstra o teu lado proactivo, criativo, autodidata dando exemplos.

O que valorizas no trabalho?
Ao longo da entrevista, dá a conhecer o que privilegias num local de trabalho. O que te faz feliz?
Não tenhas receio de colocar questões!
Empresas como a Bosch apreciam a curiosidade e o envolvimento dos candidatos. Não tenhas receio de fazer perguntas sobre a vaga à qual concorreste.

A preparação é importante.
Para a Bosch, um dos pontos mais importantes numa entrevista é a preparação. Nunca vás para uma entrevista de emprego sem te preparares. Geralmente, nos websites e redes sociais das empresas podes recolher informação que te fará brilhar.

Comunica com precisão e detalhe e não te esqueças de adotar uma postura correta.
Tenta não divagar enquanto falas e não te limites a responder ‘sim’ ou ‘não’. Estrutura bem o teu pensamento e partilha-o com o entrevistador. A tua forma de estar é essencial para passar uma boa impressão de ti próprio. Coisas simples como contacto visual, a posição na cadeira, a empatia e o à-vontade com o entrevistador fazem toda a diferença.







1 Comentário:

António Sebastião Jesus disse...

Para obter um emprego numa entrevista, o candidato deve ter bons conhecimentos da profissão a que se vai candidatar.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO