sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Ampliação da Wieland Thermal Solutions a cargo da Garcia, Garcia

Líder global na fabricação de produtos semiacabados e na produção de materiais específicos de cobre e ligas de cobre, o Grupo alemão Wieland selecionou a Garcia, Garcia, construtora nacional especializada na conceção e execução de edifícios industriais, para ampliar a unidade da sua divisão Wieland Thermal Solutions, em Esposende. Em função do crescimento evidenciado, o projeto irá reforçar a capacidade de produção da empresa germânica, fomentando a criação de postos de trabalho diretos e indiretos. A Garcia assume a execução e a coordenação da obra, que contempla a construção de uma nova área produtiva (2000 m2), a remodelação do atual edifício de produção (2.000m2) e a construção e reabilitação da área administrativa e social (1.155m2).

Com conclusão prevista para janeiro de 2017, o projeto prevê a construção de uma nova nave industrial, contígua à existente, permitindo a duplicação da área de produção, que passará dos atuais 2.000 m2 para 4.000 m2. Por sua vez, as áreas administrativas existentes serão alvo de uma remodelação e ampliação, dando lugar a novos e funcionais escritórios, estando também projetadas novas áreas sociais para os colaboradores.

“É muito gratificante podermos participar nesta fase de crescimento da Wieland Thermal Solutions. A nossa missão neste projeto é contribuir para que a empresa seja dotada de um espaço dinâmico, que corresponda integralmente às suas necessidades nas suas várias dimensões e garantindo um eficiente aumento da sua capacidade instalada”, explica Carlos Garcia, administrador da construtora.

A fase conceptual do projeto teve em linha de conta alguns desafios e condicionalismos, nomeadamente o reduzido espaço disponível e a necessidade de a empresa se manter em funcionamento. Todos os trabalhos foram planeados e estão a ser executados de modo a não provocarem constrangimentos à atividade laboral da Wieland, assegurando a manutenção das instalações em total funcionamento e a gestão de todas as condições de segurança para todos os que trabalham no complexo.

A nova nave foi projetada em betão pré-fabricado e a existente beneficiou de um reforço estrutural que suportará a ampliação. A expansão da área administrativa e social foi conseguida através da construção de um novo piso sobre a área já existente, o que implicou uma adaptação e reforço da estrutura do edifício. Para além do anterior, todos os espaços foram alvo de significativa remodelação e beneficiação.
Respeitando a linguagem arquitetónica anterior, que era outro dos condicionalismos iniciais, o edifício irá apresentar uma imagem mais atual e afirmadora da modernidade da Wieland. O recurso a novos revestimentos de fachada (área de produção) e ao vidro (área administrativa) irão marcar a imagem do futuro edifício.

Com um volume de negócios de 2,8 biliões de euros, o Grupo Wieland integra aproximadamente 6.800 trabalhadores em todo o mundo.

Por sua vez, a Wieland Thermal Solutions, que pertence ao grupo Wieland, é líder global em soluções para transferência térmica e em tecnologias de deformação, tem 490 trabalhadores, divididos por quatro unidades industriais em Portugal, Estados Unidos, Alemanha e China. No nosso país produz tubos de superfície melhorada para permutadores de calor para a indústria de ar condicionado e refrigeração, assim como para aplicações industriais ligadas à indústria de processos (química, petroquímicos, gás natural, etc.).

A produção da Wieland em Portugal destina-se quase exclusivamente à exportação, nomeadamente, para o mercado europeu e americano. É uma indústria de alta tecnologia e com forte componente de I&D.

Dados do projeto:
Localização: Esposende
Concepção e Construção: Garcia, Garcia
Prazo de Execução: 8 meses
Data prevista de conclusão: janeiro 2017







Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO