quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sotecnisol vai instalar sistemas de energias renováveis no valor de 500.000 Euros

A Sotecnisol, através da sua unidade Sotecnisol Energia, fechou recentemente três contratos no valor total de 500.000 Euros. Os contratos para instalação de sistemas solares térmicos e de biomassa foram assinados com a Câmara Municipal de Almada, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e Associação Inválidos do Comércio.

O contrato assinado com a Câmara Municipal de Almada prevê a instalação de sistemas solares térmicos nas instalações desportivas da autarquia, concretamente na Pista de Atletismo da Sobreda de Caparica, Pavilhão Municipal da Costa de Caparica, Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica e Pavilhão Municipal do Laranjeiro. Vão ser instalados 48 colectores solares térmicos, com uma área total de 123 m2 que, em conjunto perfazem uma capacidade de acumulação de 6.000 litros.

A CIMAA, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, assinou um contrato que prevê o fornecimento de sistemas solares térmicos e de biomassa em várias instalações desportivas dos municípios que fazem parte da região. Concretamente, o fornecimento de 46 colectores para o Parque de Campismo de Avis, Pavilhão Municipal de Benavila, Pavilhão Desportivo da Escola de Avis, Piscina Municipal de Avis e Piscina Municipal de Alter do Chão. O contrato incluí também a instalação de uma caldeira de Biomassa (Pellets) com 400 kW de potência para produção de AQS e aquecimento da piscina.

Por sua vez, a Associação de Solidariedade Social Inválidos do Comércio assinou um contrato para a colocação de 38 colectores solares de 10 m2 nas suas instalações, que no total perfazem 380 m2 de área e uma capacidade de acumulação de 15.000 litros.

Filipe Bello Morais, Director Geral da Sotecnisol Energia considera «A evolução tecnológica que aconteceu nos últimos anos na área das energias renováveis, está a chamar a atenção de muitos Municípios e outras instituições que podem assim beneficiar de poupanças significativas através da instalação deste tipo de soluções em infraestruturas com elevadas necessidades de consumo energético».

Poupanças podem chegar aos 100% da factura de energia:
A instalação de sistemas solares térmicos e de biomassa em infraestruturas públicas com elevadas taxas de utilização permite poupanças muito significativas em termos de custos de exploração. Nestes casos concretos, as poupanças estimadas na factura do gás variam entre os 52% (na Piscina Municipal de Avis) podendo mesmo chegar a cobrir 100% das necessidades como acontece com o sistema de biomassa instalado na Piscina Municipal de Sousel. São muitas as vantagens associadas ao uso da biomassa como combustível, concretamente:
  • Baixo custo de aquisição da biomassa;
  • Amigo do ambiente, não emite dióxido de carbono;
  • Geração de emprego para criar biomassa;
  • Excelente complemento do solar térmico nomeadamente inverno e períodos nocturnos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO