sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ampere Energy chega a Portugal em parceria com o Grupo Casais

A partir de agora os consumidores portugueses, sejam particulares ou empresas, vão poder assumir o controlo integral da sua energia. A Ampere Energy chega a Portugal, através de uma parceria com o Grupo Casais, com um sistema de gestão inteligente de energia que, além de potenciar o autoconsumo energético, permitirá uma poupança de mais de 50% na fatura da eletricidade. Através de um software avançado, gerido na cloud, as soluções Ampere Energy permitem um controlo preciso da eletricidade que é gerada pela central fotovoltaica do consumidor e a sua máxima rentabilização. Energia solar 24 horas por dia e compra inteligente à rede em períodos em que a eletricidade é mais barata passam a ser possibilidades no mercado nacional mediante um investimento recuperável entre sete e 10 anos.

São cinco as soluções comercializadas pela Ampere Energy Portugal. Para o setor residencial, comércio, hotelaria e pequena indústria existem os equipamentos Sphere, Square e Tower com capacidades de carga de 3 kWh a 12 kWh. Se os consumos de energia forem mais elevados, Rack e Ship têm capacidades de armazenamento de carga até 6 MWh. As cinco soluções são all-in-one, já que incorporam todos os equipamentos e sistemas necessários para o seu funcionamento, nomeadamente as células de iões de lítio, inversor bidirecional e sistema de gestão inteligente de energia, testados e compatibilizados, o que os torna eficazes, fiáveis e de fácil instalação.

A Ampere Energy marca presença em Espanha, na Alemanha, tem representação em Itália e perspetiva entrar no Reino Unido e na Bélgica em 2018.

Gestão controlada pelo consumidor
As soluções da Ampere Energy permitem um controlo exato da eletricidade que é gerada pelos sistemas fotovoltaicos dos consumidores. Ao estarem ligadas à internet, permitem obter a informação da previsão meteorológica, da necessidade de utilização de energia da rede e do preço da eletricidade. Resumindo: o sistema calcula a melhor opção para o consumidor obter o máximo de eficiência energética, aumentando a poupança. É um investimento que gera poupanças e que permite um retorno entre 6 a 12% ao ano pelo capital investido.

Durante o dia, o equipamento armazena a energia excedente produzida pela instalação de energia solar para que o consumidor a possa utilizar à noite. Quando existe previsão de chuva, o equipamento liga-se à rede e armazena a eletricidade quando esta é mais barata de acordo com a tarifa da energia contratada pelo consumidor.

A Ampere Energy desenvolveu ainda a App AMPi – disponível para iOS e Android – através da qual se pode consultar o estado da bateria e os consumos em tempo real, bem como é possível obter informação sobre como tornar o sistema e o consumo mais eficientes. Um poderoso sistema de gestão na cloud que é atualizado permanentemente, acedendo desta forma a todas as melhorias introduzidas no produto e nos algoritmos de gestão.

A capacidade de computação do sistema de bateria+app+cloud fica todos os dias mais completo com novos algoritmos que se acoplarão aos programas existentes (quanto mais tempo de utilização acumulada, melhor será a gestão de energia). Gerir os ciclos de carga e descarga, sugerindo formas de otimizar a operação de modo a maximizar as poupanças no consumo de energia, é uma das grandes vantagens deste sistema que vai evoluir a cada novo update da versão de software.

Os produtos da Ampere contam ainda com um sistema de backup ininterrupto que garante a continuidade da atividade em caso de falha na rede elétrica. Com cada vez mais equipamentos eletrónicos dentro das nossas habitações, escritórios e comércios, esta é a forma mais segura de manter o edifício operacional.

Qualquer consumidor pode ter uma solução Ampere, contudo a poupança é superior em mais de 25% para quem a associe a uma central fotovoltaica. Além da eficiência energética, os equipamentos da Ampere impulsionam a redução de emissões de CO2.
A Ampere Energy Portugal estabeleceu ainda uma parceria com a Galp de acordo com a qual as poupanças proporcionadas pelas suas soluções poderão ainda ser potenciadas com uma tarifa de eletricidade exclusiva para os clientes Ampere que optem pela Galp para o fornecimento de eletricidade. Esta tarifa oferece um desconto de 10% na energia em período de vazio (para contratos combinados de eletricidade em tarifa bi-horária + gás natural, no primeiro ano de contrato) a acrescentar aos 30% de desconto sobre o termo fixo que a Galp oferece a todos os seus clientes. Para contratos simples de eletricidade, o desconto na energia em período de vazio é de 6% (3% a partir do 2º ano).

De referir que a Galp é atualmente o 2º maior operador no mercado elétrico e líder na satisfação dos clientes neste sector pelo 4º ano consecutivo, no âmbito do European Customer Satisfaction Index.

Portugal: mercado apetecível
O mercado português era apetecível para a Ampere Energy por razões óbvias: “Portugal posiciona-se em situação privilegiada pois congrega caraterísticas próprias que o tornam único e extremamente competitivo nesta área. É um dos países com maior radiação solar da Europa, além de estar na linha da frente a nível europeu no que diz respeito à implementação das energias renováveis”, justifica Vicente López-Ibor Mayor, Chairman da Ampere Energy.

Efetivamente, o país dispõe de um número médio anual de horas de sol, que varia entre 2.200 e 3.000 – muito mais do que, por exemplo, a Alemanha, que varia entre 1.200 e 1.700 horas.

Segundo o Boletim de Energias Renováveis, da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), em 2016, a eletricidade gerada com recurso a fontes de energias renováveis teve uma significativa representatividade no consumo elétrico de Portugal Continental, 64 %, a maior das últimas décadas.

Só em maio de 2016 o país teve o consumo garantido apenas por fontes renováveis durante 107 horas consecutivas – um feito que foi notícia nos órgãos de comunicação social de todo o mundo e que o “The Guardian” classificou como uma das mais significativas realizações técnicas do ano de 2016 na esfera da energia.

“Grupo Casais dá garantias de sucesso à Ampere”
Para entrar no mercado português, a Ampere Energy escolheu como parceiro o Grupo Casais “pela ampla experiência nos setores da energia e da engenharia e construção”, como explica Vicente López-Ibor Mayor, que acrescenta: “Esta parceria dá-nos garantias de sucesso pelo know-how acumulado da Casais e pelo potencial do mercado português.”

Por seu turno, o Grupo Casais sempre se empenhou na diversificação dos seus negócios, sendo a Energia uma das grandes apostas para o futuro. “Acreditamos que a Ampere Energy Portugal será líder no mercado português, sobretudo no segmento doméstico, onde há uma grande aposta no autoconsumo e onde faltavam soluções a preços competitivos para o aproveitamento de toda a energia solar, sem desperdícios e ininterruptamente”, “na área da edificação, cada vez mais temos de olhar de forma holística para aquilo que construímos. Introduzir eficiência na construção e na utilização é o desafio. Para a Casais, a Ampere surge como a ferramenta para atingir este objetivo. A bateria Ampere não é apenas um device de armazenamento de energia. Ela é a ferramenta para permitir tornar o edifício mais eficiente. A Casais está focada em construir edifícios que respondam à visão dos clientes. Olhar para o custo de investimento inicial é uma parte, mas olhar para os custos de exploração é a outra parte que cada vez tem mais peso.”, explica António Carlos Rodrigues, CEO da Casais. Para o responsável, trata-se também de aproveitar as oportunidades de negócio “que começam a surgir com o novo modelo energético originado pelas políticas europeias para a descarbonização da economia até 2050 e para os edifícios NZEB [“nearly zero energy buildings”], que começarão a ser implementadas já a partir de 2020.”

Reabilitação é oportunidade
“Estamos confiantes, pois, além das excelentes perspetivas no segmento de habitação, especialmente em moradias com boa exposição solar, o mercado nacional apresenta um enorme potencial para os produtos Ampere no segmento da reabilitação, concretamente em projetos com forte componente e preocupação ao nível da eficiência energética. Na verdade, consideramos que o mercado português está neste momento suficientemente maduro para acolher e responder de forma positiva à nossa oferta”, perspetiva Nuno Pinheiro, diretor da Ampere Energy Portugal.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO